Agradecimentos à mamãe e avó Nadir Cordeiro

460

Por: Mary Vânia Cordeiro Silvério Costa

Bom dia! Peço licença para dividir com vocês a história de Nadir Cordeiro, a minha “Mãe Guerreira”. Não tenho o dom da escrita, mas vou tentar dizer o que sinto e como foi desenvolvido esse AMOR na nossa família. A nossa vida não foi fácil, assim como a vida de grande parte das pessoas. A diferença está no que a nossa mãe fez com a sua DOR e o quanto ela lutou para fazer a diferença na vida das pessoas e, principalmente, na nossa! Eu não entendia como minha MÃE suportava viver em um casamento que não oferecia nenhuma perspectiva de um futuro que trouxesse algo de bom nem mesmo para ela. E o que dirá para nós, os filhos. Passamos por tanta dificuldade e dores jamais imaginadas. Cheguei a pensar que não daríamos conta. A nossa MAMÃE trabalhava de segunda a segunda. Só chegava após as 2 horas da madrugada do curso de Direito que fazia na UFG. No domingo, mesma exausta do trabalho semanal, ainda arrumava forças para trabalhar no Centro Penitenciário – Cepaigo, buscando ganhar um dinheiro extra, o que para nós era motivo de alegria, pois poderíamos andar de Kombi e, ainda por cima, ficar um pouco mais com ela.

Nós tivemos pouco à presença física da mamãe, mas a luta e o sacrifício dela para mudar a nossa vida era algo que nos impulsionava e nos dava esperança que algum dia o sol iria finalmente brilhar em nossas vidas. A gente não entendia direito a situação, porque tempos atrás filhos não podiam falar ou questionar os País sobre a vida familiar. Mas, quando chorávamos ou perguntávamos por que tínhamos que viver e suportar tantas dores, a mamãe nos dizia que nossa vida iria mudar e buscando isso ela não media esforços em sua luta e trabalho. Foram vários aniversários dela em que eu e meus irmãos fazíamos um macarrão e colocávamos uma vela no meio da mesa arrumada para cantar o tão merecido parabéns. Ela ficava tão feliz que me membro do sorriso iluminado que vinha da sua Alma tão cansada de um longo dia e noite de trabalho e estudo. Mamãe mesmo com todos os problemas, nunca fugiu da luta e constantemente conversava conosco e nos explicava o que estava acontecendo, não usando de violência para nos educar, além disso, sempre nos deu exemplos de VALORES que trazemos para sempre e estão marcados em nossa ALMA.

As boas lembranças que tenho da minha infância são ligadas a garra e determinação da mamãe que sempre demonstrava seu carinho, mesmo suportando tanta dificuldades. Sou muito grata a DEUS, pois tudo o que passamos nos tornou pessoas melhores. Somos pessoas comuns com pontos positivos e com dificuldades para serem vencidas, pessoas com muito Amor dentro de si que se irradia entre nós e ao nosso próximo. Fomos muito Família, e tanto eu quanto a mamãe sempre estamos atentas para o que acontece com os nossos, pois não existe ex-mãe, ex-irmão ou ex-filho e o compromisso de amor que temos com essas pessoas é para vida toda. Sinto que família é um construir constante, porque sempre estamos evoluindo de uma forma ou de outra.

MAMÃE TE AMAMOS… muito… muito… Nós não temos palavras para AGRADECER tudo que a senhora fez por nós e ainda faz com tanto esmero.

Nossa Vó é uma pessoa muito especial. Ela é nossa segunda mãe e a cada dia nos dá presentes que são impagáveis como o seu amor, a sua dedicação, a sua força e seu exemplo de honestidade. A sua história de vida nos dá muito orgulho e inspira as nossas vidas. Admiramos muito a sua garra, determinação e humanidade com as pessoas. Sempre nos marcou muito a sua solidariedade e o seu amor com o próximo independente de quem ela seja. Assim, ela procura sempre ajudar à todos que precisam dela, mesmo aquelas pessoas que ela nem conhece. Na sua profissão é visível o seu amor, pois ela procura atuar da melhor forma possível, tendo muito carinho e respeito em relação à todos os que trabalham com ela e procuram a delegacia. Isso nos ensinou muito e nos deu novos óculos para enxercar o próximo e nos fez ser conscientes da responsabilidade que temos com as outras pessoas. Também nos ajudou a termos gratidão a todos aqueles que passam pelos nossos caminhos e nos ajudam a evoluir de alguma forma.

Sua história de vida com tanta fé e superação nos ajuda a superar os obstáculos e a ter força para sempre lutar por nossos sonhos. Por isso, sempre que temos alguma dificuldade procuramos agir com honestidade, integridade e temos fé. Nossa família é muito importante para nós e todo esse amor dentro dela começou lá atrás com a minha vó, que apesar das dificuldades e da falta de tempo sempre privilegiou o amor na sua relação com os seus filhos. Nos sentimos privilegiadas por ter ao nosso lado uma pessoa tão maravilhosa, que faz tudo por nós e nos acompanha em cada momento das nossas vidas. Ela é um exemplo que nos dá motivos pra acreditar em nossos sonhos e batalharmos para alcançar nossos objetivos. Expressar todo o nosso amor e gratidão, seria um pouco do muito que ela faz por nós e todo esse carinho que temos é a nossa forma de retribuir. Todas as nossas conquistas tem muito da nossa vó, pois ela nos incentiva, ajuda, motiva e nunca nos deixa desistir. Nossa vó é tudo para nós, é imenso o amor que sentimos e tudo o que nos ternamos tem a participação dela.

Muito obrigada vó pelo seu exemplo, pelo seu amor, pelos valores que você nos ensina e por nos tornar os seres humanos que somos hoje. Nós te amamos muito e temos certeza que a sua marca e o ser humano que você é ficará marcada para sempre em nossas vidas.

FELIZ DIAS DAS MÃES A TODAS AS MÃES, ESPECIALMENTE AQUELAS GUERREIRAS QUE NÃO MEDEM ESFORÇOS NA CRIAÇÃO DOS FILHOS, GUIANDO-OS PARA O CAMINHO DO BEM, E ASSIM COLABORANDO PARA QUE O NOSSO MUNDO SE TORNE UM LUGAR MELHOR DE SE VIVER.