O índice de roubos de veículos em Goiânia atingiu neste mês de julho o menor patamar desde janeiro de 2011. A redução do índice de roubos na capital é superior a 70%, o que, de acordo com o delegado Adriano Sousa Costa, demonstra a grande efetividade das ações estratégicas empreendidas pela Polícia Civil, por meio da DERFRVA (Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores). Só neste ano, a Especializada deflagrou 12 operações policiais, sendo que delas resultou o cumprimento de 85 mandados de prisão, bem como de 114 buscas e apreensões domiciliares.

Operações como a “Emboscada”, “Orbitário”, “Cooptação”, “Horus”, “Preceptores II”, “Donos da Rua”, “Carcerem”, “157” e “Heredis” foram determinantes para desmantelar grupos articulados que agiam no Estado de Goiás. “Há que se salientar que cerca de 60 veículos roubados foram recuperados no contexto dessas operações mais articuladas realizadas pela DERFRVA”, destacou Costa. O delegado ainda frisou que outras centenas de automóveis foram recuperados pelas forças de segurança parceiras (Polícia Militar e Guarda Civil Metropolitana), bem como pelo auxílio da população, a qual costuma denunciar carros estranhos abandonados nas proximidades de sua casa.

Adriano Costa ressaltou, por fim, que mais de 360 procedimentos policiais foram remetidos ao Poder Judiciário, o que pode redundar na condenação de indivíduos que praticaram crimes envolvendo veículos automotores.