Deai faz campanha e distribui alimentos no Dia de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

180

Nesta segunda-feira, 15 de junho, comemora-se o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O mês de junho é marcado pela campanha “junho violeta”, uma forma de atrair a atenção da população sobre a violência contra os idosos. A equipe da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai) fez, durante a manhã, a entrega de cestas básicas, fraldas e produtos de higiene em três abrigos de idosos e a distribuição de panfletos em delegacias, secretaria de Segurança Pública e na Praça Cívica para conscientização da data.

A data de 15 de junho foi criada em 2006 pela ONU para conscientização da sociedade sobre os abusos e crimes cometidos em detrimento dos idosos. A Deai, em consonância com os organismos internacionais, desenvolve a campanha para alertar a população goiana da importância de não ser omisso perante as diversas formas de violência contra os idosos, principalmente neste período de pandemia, quando as vítimas estão submetidas a maior tempo de convivência com os possíveis agressores e, pela limitação da quarentena, têm seu acesso às formas de denúncia dificultado.

A Deai pretende demonstrar para os goianos que o idoso não é vítima apenas de violência física, podendo incorrer em crime as práticas de violência psicológica, financeira, sexual, medicamentosa ou abandono. Toda forma de violência deve ser denunciada. A Deai disponibiliza diversos canais para favorecer a comunicação dos crimes, inclusive sob anonimato, possibilitando a devida apuração criminal e responsabilização dos envolvidos, garantindo uma vida digna para a melhor idade goiana. Não seja omisso, denuncie! Os idosos dependem do seu auxílio!!