20 C
Goiânia
domingo, 27 setembro, 2020
Início Delegacias Especializadas Operação da Decon apura fraudes em balanças de supermercados, restaurantes e açougues

Operação da Decon apura fraudes em balanças de supermercados, restaurantes e açougues

687

Equipes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) realizaram, no dia 26 de setembro, a primeira etapa da operação “Balança Legal”, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), num estabelecimento especializado em manutenção de balanças industriais, localizado no Setor Campinas, em Goiânia. As balanças que passavam por manutenção no local estariam causando danos ao consumidor final.

A operação foi desencadeada em decorrência de denúncias anônimas de clientes de açougues, restaurantes e supermercados, levantando suspeitas acerca da regularidade de funcionamento de balanças nestes comércios. O estabelecimento visitado funcionava de forma clandestina e não possuía credenciamento de funcionamento junto ao Inmetro. Titular da delegacia, o delegado Webert Santos explica que a empresa também precisará se cadastrar junto ao órgão em um prazo de 10 dias. “Em uma nova visita, poderá haver, inclusive, prisão em flagrante caso a situação não seja normalizada”, explica.

Ainda segundo o delegado, a empresa atua há bastante tempo e o prejuízo aos consumidores pode ser grande. “Se um supermercado ou um açougue, por exemplo, conserta a balança em um local como este, haverá diferença no peso dos alimentos vendidos”, explica. A ação da Decon teve ainda, cunho pedagógico, no sentido de demonstrar à sociedade goiana que a Polícia Civil não tolerará manobras fraudulentas nesses dispositivos, que possam lesar o mercado de consumo de uma forma geral.