DERCC prende “cracker” responsável pela criação e uso de site fraudulento similar ao Portal Detran-Goiás

313

Na tarde dessa segunda-feira (04), a equipe da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) realizou a prisão preventiva de um homem de 34 anos de idade. O investigado foi preso em Aparecida de Goiânia.

As investigações duraram cinco meses e comprovaram que um site fraudulento, cujo endereço eletrônico era similar ao Portal do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), foi criado e acessado por diversas vezes pelo preso. A finalidade era subtrair credenciais de acesso dos servidores da mencionada autarquia, o que lhe possibilitaria invadir dispositivos e/ou sistemas informáticos do Detran. Assim, seria possível obter, adulterar ou destruir dados ou informações sigilosas, sem autorização do legítimo usuário.

Além disso, durante as investigações, ficou demonstrado que o preso utilizava de diversas identidades falsas para adquirir produtos pela internet e também pagar por serviços prestados por empresas, tais como aplicativos de transporte urbano e de entrega de alimentos.

O notebook e smartphone pertencentes ao investigado serão encaminhados para perícia. O preso foi recolhido na Unidade Prisional de Aparecida de Goiânia.