Operação Carango: Decon apreende peças automotivas falsificadas em empresa de Itapuranga

718

A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) realizou, nessa quarta-feira (27), a Operação Carango, a maior operação de combate à falsificação de peças automotivas do ano no Brasil. Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em empresa sediada no município de Itapuranga, interior goiano, foram apreendidas mais de 100 mil peças automotivas supostamente falsificadas. O valor estimado da mercadoria apreendida supera a cifra de R$ 5 milhões.

O responsável pela empresa responderá criminalmente pela prática de crime contra as relações de consumo e crime contra a marca.

Segundo Rodolpho Ramazzini, da Associação Brasileira de Combate à Falsificação, que acompanhou a operação, o setor de auto-peças é o segundo setor que mais perde com a pirataria – só fica atrás do de cigarros. A perda em arrecadação tributária, no Brasil, é de cerca R$ 8 bilhões por ano. A operação em Itapuranga foi a maior operação do ano no Brasil em uma fonte produtora de peças automotivas falsificadas.