Operação Fictus prende três suspeitos de falsificação de documentos escolares e de veículos

56

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), deflagrou hoje (quarta-feira 12), a Operação Fictus para desmantelar uma associação criminosa responsável pela falsificação de documentos veiculares, de históricos escolares e certificados de conclusão de ensino médio que deveriam ser emitidos pela Secretaria Estadual de Educação.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão e quatro mandados de busca e apreensão de indivíduos que participaram da empreitada criminosa. Vários certificados de conclusão de curso foram apreendidos.

Durante as investigações, comprovou-se que, além de documentos relacionados a veículos automotores, os falsários contrafaziam certificados de conclusão de ensino, mediante anúncios na internet, angariando pessoas de todo o país. Esses indivíduos cobravam em média de R$ 500 por certificado.

No ano passado, os presos desta operação foram alvos de outra operação da DERFRVA envolvendo os crimes de organização criminosa, roubo, furto, receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e falsificação de documento público.

Um dos integrantes da associação criminosa já se encontrava detido desde março de 2018 na Casa de Prisão Provisória do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, e mesmo assim, continuava obtendo vantagem com essa atividade ilícita.

Delegado responsável: Marco Aurélio Euzébio.