Operação Mandaces: PC cumpre mandados contra associação criminosa por invadir sistemas informáticos e falsificar documentos

157

A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), na manhã de hoje (16), realizou a Operação Mandaces, na qual foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão domiciliares. Por meio da investigação policial, a Delegacia de Crimes Cibernéticos identificou dois homens que integram uma associação criminosa, voltada para a prática de invasão de sistema informático, falsificação de documento público e associação criminosa.

Os dois presos são moradores de Goiânia e Trindade, mas, até poucos meses, encontravam-se recolhidos em cumprimento de penas de reclusão em unidades prisionais de Goiás, pela condenação de outros delitos, tais como extorsão, associação criminosa e receptação de produtos roubados.

A investigação demonstrou que os dois presos, enquanto recolhidos para execução das penas, se associaram a outros criminosos, para, em benefício próprio e dos demais condenados, falsificar documentos públicos. E, após a invasão de sistemas informáticos, possibilitar a liberdade de criminosos condenados a altas penas de reclusão.

Durante as buscas, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores e documentos que certamente auxiliarão na instrução das investigações e também duas armas de fogo, acompanhadas de muitas munições. A operação teve apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/GT3) e da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc).