Operação Senex: Delegacia do Idoso já realizou mais de 200 averiguações de denúncias no mês de conscientização

86

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso de Goiânia (Deai), em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Violência contra os Idosos, celebrado em 15 de junho, está realizando uma série de diligências e campanhas de conscientização da população sobre a importância do combate à violência contra os idosos. Até o presente momento, já foram feitas mais de 200 visitas, resultando na instauração de inquéritos policiais e TCOs.

A Operação Senex, como foi batizada a ação, tem o objetivo de averiguar denúncias já realizadas junto à Polícia Civil e integra uma série de ações dentro do “Junho Violeta”, uma alusão ao combate a esse tipo de violência. A iniciativa, que vai durar todo o mês, faz parte de uma operação inédita, a maior em Goiás, para apuração de violência em desfavor de idosos, e tem o apoio da 1a Delegacia Regional de Polícia. o objetivo é combater crimes de violência contra os idosos na capital.

A operação foi planejada para realização de investigações em razão do aumento do número de denúncias de crimes em desfavor de idosos registradas durante o período da pandemia, pelos diversos canais disponibilizados pela Polícia Civil.

Serão investigados crimes de maus tratos, abandono, violência doméstica, exploração financeira e outros correlatos previstos no Estatuto do Idoso.

A ação conta com 22 policiais civis e vai investigar mais de 500 denúncias neste período, realizando levantamento detalhado das situações, instauração de inquéritos policiais, solicitações de medidas protetivas e encaminhamentos para assistência social.