Polícia Civil apresenta resultado parcial da Operação Narco Brasil; mais de 800 kg de drogas já foram apreendidos

236

A Polícia Civil de Goiás apresentou, nesta sexta-feira (25), o balanço parcial da Operação Narco Brasil. Esta operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio de um Plano de Atuação Integrada e foi deflagrada em todo o país. A operação teve início no dia 1º de junho e se estenderá até o dia 30 de junho de 2021. Em Goiás, a operação foi coordenada pela Gerência de Planejamento Operacional (GPO) da Polícia Civil. Os mandados foram cumpridos pela Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc) e pelos Grupos de Repressão a Narcóticos na delegacias regionais do interior.

O Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) e os governos interessados realizam anualmente campanhas e operações no mês de junho, e que culminam na data em que se comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas, dia 26 de junho.

No estado de Goiás, as forças de segurança desenvolveram ações com a finalidade de fomentar investigações para identificar atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Foram desenvolvidas ainda ações preventivas/ostensivas de combate ao tráfico de drogas.

Os resultados apurados até o momento foram a apreensão de cerca de 1,650 tonelada de drogas (maconha, cocaína, crack, haxixe), sendo 861 quilos apenas pela Polícia Civil, além de mais de 13 mil unidades de drogas sintéticas (ecstasy e LSD). Foram cumpridos diversos mandados de busca e apreensão que culminaram na prisão de 198 pessoas, além da apreensão de armas e munições.

Incineração
Uma ação de incineração, ocorrida na sexta-feira (25) em Rio Verde, também faz parte da Operação Narco Brasil. Nas primeiras horas da manhã, policiais da Denarc se deslocaram para a cidade do sudoeste goiano, onde promoveram a incineração de 8 toneladas de drogas, apreendidas nesse mês e em ocasiões anteriores. Todo o trajeto de Goiânia a Rio Verde contou com o apoio de equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar.