Semana do Trânsito: DICT incrementa ações no combate às infrações de trânsito

127

A Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT) de Goiânia apresentou, em setembro, dados das infrações de trânsito nesta capital, considerando o período de janeiro até 15 de setembro. 

Para tentar melhorar o cenário da violência no trânsito, a DICT instaurou 209 inquéritos e remeteu 227 destes ao judiciário. O aumento da atuação da especializada se deve ao aumento, também, de alguns dados negativos.

Tendo em vista a Semana do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, a delegada Maira Barcelos, responsável pela especializada, explica que o aumento de alguns dados negativos no trânsito de Goiânia se devem à “imprudência, negligência e imperícia de muitos condutores”.

A delegacia registrou, em 2020, 2672 ocorrências de acidentes de trânsito. Nesse mesmo período, em 2021. foram 2451. Dos acidentes com homicídio culposo, a equipe policial conseguiu definir a autoria em 85% dos casos.

“Vários condutores foram indiciados pela prática de crimes de trânsito”, conta Maira, que indiciou, na DICT, 287 condutores em 2021. 

“Infelizmente, percebemos o aumento no número de mortes e de pessoas lesionadas”, explica a delegada. E os dados, realmente, assustam: em 2020, foram 132 mortos, contra 170 em 2021 – um aumento de 28%.

A Polícia Civil de Goiás espera, com a divulgação dos números, conscientizar a população para que tenha boas práticas no trânsito – afinal, o respeito no trânsito é o respeito à vida.