Você sabe o que é Resiliência?

É comum ouvirmos a palavra “resiliência” no dia-a-dia em conversas sobre bem-estar e saúde mental, mas o significado desse termo pode ser desconhecido pela maioria das pessoas. Você consegue definir resiliência?

Ser resiliente é conseguir se adaptar às dificuldades cotidianas sem grandes danos à saúde mental. Isso significa que uma pessoa resiliente não é exclusivamente feliz, mas é alguém que consegue lidar de maneira equilibrada com as dificuldades da vida e com seus próprios desejos. Um sujeito resiliente se reorganiza a partir da realidade de maneiras que os bloqueios sociais não limitem seu bem-estar.

Isso se dá a partir de mudanças comportamentais e do desenvolvimento de hábitos saudáveis, tais como: uma rotina de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, o hábito de um descanso físico e mental de qualidade, dentre outras práticas que ampliam nosso suporte para enfrentar as dificuldades.

Além disso, fatores como as relações sociais, familiares e afetivas podem contribuir com a formação da nossa capacidade de resiliência. Elas atuam como oportunidades de desenvolver uma comunicação clara, expressar de forma assertiva agrado e desagrado, desenvolver empatia, dentre outras habilidades sociais importantes para a resolução de problemas e, consequentemente, da saúde mental. Assim, ser resiliente, significa ser capaz de reorientar nossos pensamentos e sentimentos diante dos problemas emergentes, com objetivo de reformular nossos padrões comportamentais e estimular nossa criatividade para o enfrentamento das adversidades diárias.

Fonte: Site Psicologia Viva. O que é resiliência humana e como desenvolvê-la? Disponível em: https://blog.psicologiaviva.com.br/o-que-e-resiliencia/
Responsável técnica: Aline Resende (Coordenadora do Serviço de Psicologia da DPSS)
Produzido por: Gabriela Radaelli (Estagiária de Psicologia da DPSS)