Goiás supera países como Estados Unidos em resolução de inquéritos de homicídios; DIH resolveu 90% dos casos

128

Um estudo da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, com apoio da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, publicado neste mês de outubro apontou índices inéditos de resolutividade na elucidação de inquéritos policiais no Brasil, tanto pelas Polícias Civis dos Estados quanto pela Polícia Federal.

O levantamento foi realizado entre os anos de 2018 e 2020, em todos os Estados e no Distrito Federal. O estudo revelou que a elucidação de inquéritos tem média nacional de 67,61%. Em casos de violência doméstica, o indicador sobe para 80%.

Em Goiás, o índice de resolução global está no patamar de 66,28%. A Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH) da Polícia Civil de Goiás é uma das que mais tem se destacado neste cenário. Dados da DIH apontam que, no período de 2020 a 2021, 90% dos casos foram solucionados, o número de prisões aumentou 123%. Em Goiânia, houve queda de 35% no número de homicídios e aumento de 252% na resolução de casos. Os índices da DIH superam os de países que são referência mundial na elucidação de homicídios, como Estados Unidos (66%), Alemanha (88%) e Canadá (75%).