Polícia Civil desarticula associação criminosa e apreende mais de 70 cabeças de gado em Mineiros

202

Os policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Mineiros realizaram, entre esta quarta e manhã desta quinta-feira (28), diversas diligências visando prender integrantes e apreender bens de uma associação criminosa especializada em furtos na zona rural.

Com autorização do Poder Judiciário, na tarde de ontem, os policiais e agentes da Agrodefesa apreenderam 73 cabeças de gado na propriedade de um investigado. No mesmo dia, foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar nas residências de outro suspeito.

Segundo as investigações, ambos os investigados seriam os chefes do bando e mentores de diversos furtos e receptações de gado. Cada um tem função específica dentro da associação, com divisão de tarefas. Um deles foi preso preventivamente na manhã de hoje, já o outro está foragido. O advogado de um dos suspeitos também é investigado, pois teria prestado auxílio material na tentativa de ocultar parte dos animais furtados. A investigação também identificou outras quatro pessoas como integrantes da associação criminosa, incluindo um adolescente.

Os 73 animais apreendidos ontem ficarão à disposição do Poder Judiciário para eventual indenização às vítimas, pois parte do gado furtado já foi abatida. Essa atuação conjunta da Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e Agrodefesa visa utilizar patrimônio dos criminosos para restituir o dano que causaram, gerando mais efetividade na prestação jurisdicional. O inquérito deve ser concluído nos próximos dez dias.