Polícia Civil homenageia Inspetor Galeno dando seu nome à praça do Complexo das Delegacias Especializadas

77

A Polícia Civil de Goiás encontrou uma forma de prestar grande homenagem ao agente de polícia Galeno Nicodemos Braga, nosso Inspetor Galeno. Mesmo depois de ter se aposentado, ele comparecia diariamente à Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Galeno não media esforços para tanto, pois mesmo com mais de cem anos, fazia questão de ser visto sentado na recepção da DEIC, sempre no mesmo assento, vestido de forma elegante e com a mesma postura séria de um verdadeiro policial.

Com mais de 70 anos de atividade policial, Galeno começou a trabalhar em Caiapônia como delegado, nomeado pelo interventor do Estado, Pedro Ludovico Teixeira. Foi ainda um dos que faziam o policiamento interno do Palácio das Esmeraldas quando o governador Mauro Borges foi cassado em 1964 pelo governo federal, que interveio em Goiás. E também exerceu o cargo de delegado em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, nos anos de 1950. Uma década depois, foi aprovado no curso de detetives e inspetores. O inspetor morreu, em janeiro de 2019, aos 104 anos, após ter se dedicado por 58 anos às funções de policial civil.

Como forma de reconhecimento por sua dedicação integral, de uma vida toda, a Polícia Civil resolveu fazer a ele um justa homenagem, dando seu nome à Praça do Complexo das Delegacias Especializadas. Agora, todos que chegarem à praça poderão ver uma placa em homenagem ao Inspetor Galeno e conhecer sua história e contribuição à Polícia Civil de Goiás.