Direção Consciente: 33 motoristas são flagrados bêbados em Anápolis no final de semana

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT) de Anápolis, deflagrou no último final de semana a Operação Direção Consciente. Desta vez, foram flagrados 33 motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Destes, 09 superaram a tolerância criminal e foram presos em flagrante.

A Polícia Civil informa que o consumo de álcool é um dos três maiores problemas de saúde pública do Brasil. Segundo o LENAD (levantamento nacional de álcool e drogas), 48% da população consome bebidas alcoólicas de forma nociva. É o principal fator de desestruturação familiar e social. Além dos homicídios no trânsito, o álcool interfere diretamente em 55% dos crimes com arma de fogo, em 67% dos suicídios e em quase 80% das situações de violência doméstica. Em uma década, o consumo de álcool aumento 43% no país. O consumo cada vez mais cedo pelos jovens, estimulado pelo exemplo paterno, levou ao aumento exponencial de doenças psiquiátricas e físicas, sendo comum o encontro da substância no cadáver de mortes súbitas e precoces.