Operação Fake Police apreende material de grupo que se passava por polícia ambiental

1547

Os policiais civis da Delegacia de Polícia (DP) de Cidade Ocidental deflagraram hoje (25) a operação Fake Police. Foi dado cumprimento ao mandado de busca na sede da entidade denominada “Guarda Nacional de Defesa Ambiental”, situada no centro de Cidade Ocidental, leste do estado.

Durante a operação foi preso em flagrante Augusto Jose Esteves, que se intitulava “comandante” da referida instituição. A prisão decorre da prática dos crimes de estelionato, falsificação de selo ou sinal público, falsidade ideológica, usurpação de função pública, uso indevido de uniforme, distintivo ou insígnia militar.

A investigação da Polícia Civil apurou que os integrantes do mencionado órgão usavam uniformes camuflados, ostentavam brasões e documentos pessoais a fim de se passarem por integrantes de órgãos policiais. Os membros da instituição também apreendiam animais, mesmo sem legitimidade para tanto. Em seguida, exigiam e/ou recebiam dinheiro da população local para não efetuar a apreensão dos bichos.

Na sede da instituição, foram apreendidos farda, algema, insígnias, além de documentos falsificados e carteiras dos membros que, nos documentos, eram identificados através de graduações e patentes próprias e exclusivas dos militares, tais como Tenente-Coronel, Sargento e Subtenente.