Operação Hefesto: PCGO cumpre mandados de buscas e recolher armas de CACs

437

Nesta quarta-feira (09/11), a 1ª Delegacia de Polícia de Valparaíso de Goiás, com apoio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Valparaíso e BPCÃES-DF, localizou e apreendeu quatro armas de fogo, um simulacro de arma de fogo e várias munições que estavam na posse de Colecionadores, Atiradores e Caçadores – CAC’s, os quais tiveram seus respectivos certificados de registros cancelados por perda de idoneidade. A diligência se deu em meio à Operação Hefesto.

O fato chegou ao conhecimento da autoridade policial, através de comunicados oficiais por parte do Comando do Exército Brasileiro, de que dois irmãos, instrutores e despachantes de armamentos bélicos, por estarem em liberdade provisória referente a uma ação penal por porte ilegal de arma de fogo, dentre outros delitos, tiveram seus respectivos registros e autorizações de posse cassados administrativamente, porém, não entregaram as 12 armas de fogo cadastradas em seus respectivos nomes, tampouco informaram o atual paradeiro destas. Em face dos investigados existiam mais de dez ocorrências policiais, com os mais diversos tipos de crime vinculados.

A autoridade policial representou pelas buscas e apreensões nas residências vinculadas aos indiciados, deferidas e cumpridas hoje. A equipe da BPCÃES-DF prestou reforço policial com o uso de cães farejadores para refinar o resultado das buscas. Em um dos endereços dos alvos, foi encontrado, na posse de um deles, um rifle e várias munições, fato que culminou na prisão em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Com a execução da medida coercitiva contra um dos irmãos, o outro indiciado apresentou de forma espontânea três pistolas e várias outras munições, afirmando que o resto do armamento teria sido apreendido em outra investigação, fato que ainda está sob apuração.