Operação Vicarius investiga fraude eletrônica e cumpre mandados em GO, MT e MS

254

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de São Luís de Montes Belos, deflagrou hoje (05/10) a Operação Vicarius em três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A operação investiga crimes de estelionato, na modalidade fraude eletrônica, e associação criminosa. São cumpridos 07 mandados de prisão temporária e 08 de busca e apreensão. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Aragarças (GO), Barra do Garças (MT) e Cassilândia (MS).

De acordo com a investigação, a fraude se dava com utilização de um aplicativo de fretes. O suspeito verificou um anúncio de carga a ser transportada para Goiânia. Depois, ele duplicou o anúncio na plataforma e logo apareceu um motorista interessado em realizar o frete. O investigado então intermediou as duas partes para que fosse realizado o transporte de carga não mais pra Goiânia, e sim pra São Luís de Montes Belos, onde um empresário, também enganado, fez um pagamento via PIX para a conta de uma pessoa de Cassilândia (MS). A investigação então identificou a conta das pessoas envolvidas no recebimento ilícito dos valores.

O nome da operação alude a palavra em latim, que significa “o substituto, o que está em lugar de outro”, vigarista/trapaceiro que explora a boa fé das pessoas para levar vantagem.