Operação Vulneráveis: Polícia Civil apura maus-tratos a crianças e idosos em Valparaíso

244

Entre os dias 13 a 20 de julho, a 1ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Valparaíso de Goiás deflagrou a Operação Vulneráveis. A operação teve como objetivo a apuração de 11 denúncias anônimas de maus-tratos, lesão corporal, furto, dentre outros delitos, tendo como vítimas crianças, adolescentes e idosos. Com base nos fatos comunicados, a equipe policial procedeu ao levantamento das informações e solicitou apoio das Assistentes Sociais do Município para apurar os casos em que realmente estariam ocorrendo crime ou apenas vulnerabilidade social por falta de recursos financeiros, bem como encaminhar as possíveis vítimas para casas de acolhimento ou parentes responsáveis.

Nos dias de operação, foi constatado que uma idosa, com mais de 80 anos, estava vivendo em situação deplorável de alimentação e higiene, com seus documentos e cartão retidos por um dos filhos que não convivia com ela. Diante dos fatos, todos os filhos da vítima foram conduzidos à delegacia para responderem pelo delito previsto no art. 99 da Lei nº 10.741/03, sendo que o filho que reteve o cartão bancário está sendo investigado pelo delito do art. 102 da mesma Lei.

A vítima foi encaminhada a uma casa-abrigo para receber alimentação saudável, tratamentos de saúde e higiene emergenciais. Também segue investigação de maus-tratos contra criança, em outra residência, mas não foi constatado o estado flagrancial.