PCGO inaugura reforma da Central de Flagrantes e GIH de Itumbiara

227

A Polícia Civil de Goiás inaugurou nesta segunda-feira (02) a sede da Central de Flagrantes e do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Itumbiara. A inauguração foi realizada após o prédio passar por ampla reforma. O local abriga também a 6° Delegacia Regional de Polícia (DRP) e o Grupo de Repressão a Narcóticos (Genarc). A inauguração teve a presença do governador Ronaldo Caiado, secretário de Segurança Pública Rodney Miranda, Delegado-Geral da PCGO Alexandre Lourenço, Delegado Regional de Itumbiara Ricardo Chueire, entre outras autoridades do Poder Judiciário, Ministério Público e Prefeitura da cidade.

O espaço foi readequado, com a construção do GIH e da Central, para os quais foi feito o remodelamento interno do prédio. Foram abertos mais dois cartórios, duas celas de contenção, parlatório para o preso se comunicar com o advogado, uma nova recepção, alojamento para os policiais civis plantonistas. Além disso, foi construída uma sala especial para que os policiais de outras forças de segurança iniciem aos procedimentos e atendimentos à população. O prédio tem também área gramada, cobertura metálica, iluminação, novo layout, e móveis novos. A reforma teve apoio do Poder Judiciário, por meio do repasse de R$ 180 mil oriundos do fundo de execuções penais e R$ 20 mil da Gerência de Gestão e Finanças (GGF) da Polícia Civil. O Delegado-Geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço, disse que essa é a tônica, a dinâmica do trabalho investigativo: “Trazer resultado mais eficiente e segurança para a população. Hoje a gente tem a felicidade de inaugurar uma central como esta, com atendimento mais humanizado à vítima”.

O secretário Rodney Miranda ressaltou a parceria com o MP, Justiça e Prefeitura de Itumbiara para concretização das obras. E parabenizou pela estrutura arquitetônica da unidade policial, que beneficiará toda a população, com ainda mais conforto.

Em seu discurso, o governador Ronaldo Caiado disse que Goiás tem hoje a melhor segurança pública do país. Parabenizou o secretário de Segurança e o Delegado-Geral Alexandre Lourenço pelos índices positivos alcançados no combate à criminalidade. E ressaltou o atendimento cuidadoso prestado às vítimas. “Numa delegacia nesses moldes, vítima tem tratamento diferenciado, sem criar constrangimento para ela, com espaço para receber todas as denúncias a qualquer hora do dia ou da noite. As pessoas sentem segurança no dia a dia, na cidade, no campo. Vocês, policiais, deram governabilidade para nós. Essa sensação de segurança o povo goiano respira!”, exclamou.