Polícia Civil localiza quase 100 canários mantidos em cativeiro ilegal em Catalão

92

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Central de Flagrantes e Atendimento ao Cidadão de Catalão, localizou, no dia 10 de maio, pássaros mantidos em cativeiro ilegal em uma residência no Bairro Santo Antônio.  A ação teve início depois que uma informação chegou à delegacia, dando conta de que haveria pássaros do tipo canário-da-terra presos no local.

De posse dessas informações, a Policia Civil realizou diligências no local, constatando a veracidade do crime ambiental, e acionou a Secretária Municipal do Meio Ambiente de Catalão – Semmac, que acompanhou as diligências.

Durante a operação, foi possível localizar e apreender cinco gaiolas de metal e madeira e 26 canários-da-terra mortos, 96 canários-da-terra vivos e mantidos em cativeiro sem iluminação, sendo que alguns estavam machucados e outros com alto grau de estresse. Assim, a Semmac, após lavrar auto de infração, recolheu os objetos e animais, os quais ficaram sob os cuidados do Centro de Triagem de Animal Silvestre (Cetas). O suspeito recebeu multa no valor de R$ 61 mil.

Diante de tais circunstâncias, o suspeito, de 26 anos, foi conduzido à Central de Flagrantes de Catalão, onde foi autuado em Termo Circunstanciado de Ocorrência e vai responder na Justiça pela prática dos crimes ambientais previstos nos arts. 29, §1º, inc. III, e 32, “caput”, ambos da Lei n 9.605/98. Na oportunidade, ele alegou que criava as aves por “hobby” e pretendia soltá-las num parque da cidade.