ESPC sedia curso com agentes do Grupo de Operações Especiais da Polícia da Espanha

51

A partir desta segunda-feira (22) até 3 de dezembro, a Escola Superior da Polícia Civil do Estado de Goiás (ESPC) será palco do Curso de Técnicas Operacionais, no qual cinco integrantes do Grupo de Operações Especiais – GEO da Polícia Nacional da Espanha ministrarão treinamento, além de troca de experiências operacionais aos policiais de várias instituições policiais do Brasil.

O curso é parte de acordo de cooperação técnica firmado em 2019, entre o Grupo de Operações Especiais (GEO) da Polícia Nacional da Espanha e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core/GT3), após visita de representantes da Embaixada da Espanha à Polícia de Goiás. A intenção inicial era realizar o intercâmbio em 2020, mas a agenda foi adiada por conta da pandemia de Covid-19.  O Grupo Especial de Operaciones – GEO é o grupo de operações especiais da Polícia Nacional da Espanha, atuando no combate ao terrorismo, operações táticas e resgate de reféns.

O curso/intercâmbio com a CORE/GT3 abordará táticas especiais principalmente voltadas no enfrentamento de criminosos de alto risco, contraterrorismo e resgate de reféns. O intercâmbio terá duração de 15 dias e terá a participação também de unidades especiais da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e as unidades de operações especiais das polícias civis de sete estados e do Distrito Federal.

Vieram a Goiânia para ministrar o treinamento um subinspetor, um oficial e policiais espanhóis.