Adriana Accorsi prestigia posse das Diretorias dos Conselhos Comunitários de Goiânia

A Delegada Geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi, participou ontem(12), na Fundação Tiradentes, da diplomação de 15 novas Diretorias dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs). O evento foi promovido pela Secretaria da Segurança Pública e Justiça de Goiás, através da Gerência dos Consegs.

Após a composição da mesa e execução do  hino nacional pela banda do Corpo de Bombeiros, o Gerente do Conseg, Johnathan Tharley deu as boas-vindas às pessoas presentes e falou da importância de ter a sociedade como parceira da Segurança Pública. Em seguida, Genivalda Cravo, coordenadora da EPAZ, projeto da Secretaria Municipal de Educação, fez uma palestra ressaltando a  parceria entre os Consegs e a secretaria,  na educação para a paz.  O segundo momento foi marcado pela diplomação das diretorias dos Consegs presentes.

Na terceira parte do evento, a professora Sônia França, representando o grupo Amor Exigente, falou da importância do trabalho dos Consegs e lembrou que trabalho do voluntariado tornou-se fundamental em todo o mundo. Segundo ela, hoje esta parceria faz parte das políticas de governo e o gestor que percebe esta importância consegue realizar um trabalho diferenciado e de qualidade. Sônia exemplificou na sua fala como a experiência na cidade de Itumbiara, onde uma voluntária do Amor Exigente implantou o projeto de prevenção às drogas nas escolas públicas municipais, o projeto virou lei devido ao êxito da experiência. Em três anos de trabalho preventivo nas escolas, a incidência de drogas entre os jovens diminuiu em 20%.  A professora concluiu que a educação é o caminho no combate ao uso de drogas.

Adriana Accorsi, representando o Secretário João Furtado, cumprimentou a cada um dos representantes dos Consegs e fez questão de falar da  parceria entre a sociedade e o trabalho policial. Lembrou dos últimos casos investigados pela Polícia Civil, onde a participação da população foi fundamental  para que os crimes fossem desvendados. Outra parceria ressaltada por Accorsi foi em relação às reformas das Delegacias de Polícia. Nos lugares onde os Consegs têm atuação efetiva, as obras  têm acontecido com mais rapidez.

Estiveram presentes, além das autoridades e convidadas mencionadas, o Sub-comandante Geral da Polícia Militar de Goiás,  Sérgio do Carmo e Silva; o Comandante do 13º Batalhão,  Major Marcos de Bastos, representando o Cel. Queiroz, Comandante do Policiamento da Capital e o Chefe de Gabinete da Agência Municipal de Trânsito, Arildo Rafael Ramos.

Foram diplomadas as Diretorias do 1º Conseg – Jd. Curitiba; 4º Conseg – Parque das Laranjeiras; 10º Conseg – Jd. Balneário Meia Ponte; 11º Conseg – St. Marechal Rondon; 13º Conseg – St. Pedro Ludovico; 14º Conseg – Parque Amazonas; 16ºConseg – Novo Planalto; 17º Conseg – Nova Esperança; 18º Conseg – Finsocial; 28º Conseg – Jd. Guanabara; 35º Conseg – St. Santa Genoveva; 38° Conseg – Conjunto Caiçara; 39º Conseg – St. Rio Formoso; 42º Conseg – Conjunto Primavera e 52º Conseg – Residencial Santa Fé.

Texto: Geralda Ferraz – Escrivã de Polícia
Fotos: Airamitan