A história da Delegada de Polícia Mirian Aparecida Borges está no livro Mulheres de Delegacia

1186

A minha marca maior tem sido,  ao longo desses vinte e quatro anos de trabalho,  o amor incondicional a instituição Polícia Civil do Estado de Goiás, em defesa da sociedade e do cidadão.


Mirian Aparecida

Sou casada com o Delegado de Polícia, Manoel Borges de Oliveira, e com ele tive duas filhas, com as quais tenho compartilhado as conquistas, aventuras e desventuras que a profissão às vezes nos impõe.

No ano de 1985 me formei em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Goiás hoje PUC-Go. Tenho especialização em Direito Penal e Processo Penal e Direito Constitucional pela Academia da Polícia Civil e Universidade Católica. Em 1988 passei no concurso de Delegada da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Trabalhei três anos no interior do Estado, nas cidades de Formoso e Luziânia. Fui transferida para a Capital,  onde passei pela 1ª, 5ª e 14ª Delegacias de Polícia. Fui Supervisora Geral da pasta por seis anos. Em seguida assumi a titulância da 20ª Delegacia de Polícia de Goiânia, onde permaneci por mais de cinco anos.  Desenvolvi um trabalho em parceria com a comunidade, que resultou na reforma ampliativa da estrutura física daquela unidade policial,  transformando-a em Central de Flagrante, com atendimento 24 horas à comunidade daquela região.

O que marcou  minha trajetória como profissional de polícia foram os sete anos de dedicação exclusiva à DELEGACIA ESPECIALIADA AO ATENDIMENTO A MULHER DE GOIÂNIA (DEAM), onde de forma intransigente defendi os direitos das mulheres vitimizadas e levantei a bandeira no combate a violência doméstica e familiar, encorajando-as a vencer o medo, romper o silêncio e denunciar o seu agressor. Trabalho este reconhecido pelos vários segmentos da sociedade civil organizada, o que, inclusive, rendeu-me inúmeras homenagens pelos relevantes serviços prestados, valendo destacar, a premiação recebida no ano de 2010. Uma pesquisa realizada pela Altus Global Alliance,  colocou a DEAM-Goiânia como sendo a melhor Delegacia do Estado de Goás na qualidade e excelência no atendimento ao público.

Atualmente exerço a titulância da 13ª Delegacia de Polícia de Goiânia e a minha marca maior tem sido ao longo desses vinte e quatro anos de trabalho o amor incondicional a instituição Polícia Civil do Estado de Goiás, em defesa da sociedade e do cidadão.