Abrigo para idosos e doentes mentais de Águas Lindas é investigado por maus-tratos

495

idososA Polícia Civil de Águas Lindas de Goiás investiga um abrigo que cuida de idosos e doentes mentais no município. Uma mulher identificada como Maria Aparecida de Jesus Pereira, de 36 anos, foi presa na última segunda-feira (2), após aparecer em um vídeo batendo com um pedaço de madeira em um idoso. As imagens também mostram outra pessoa jogando água nos pacientes. Um idoso, sem roupa, parece pedir socorro e então é agredido pela suspeita. A agressora, conhecida como Cida, foi transferida para a cadeia de Luziânia.

O abrigo de idosos funciona há quase 14 anos e de acordo com os vizinhos, as agressões são frequentes. Em um terreno ao lado funciona a ala feminina e testemunhas afirmam que as mulheres também sofrem maus tratos. “Quando a gente chega perto do portão, elas pedem comida, café e até roupas para tomar banho”, afirma a vendedora Ana Carolina de Lima.

Apesar do tempo de funcionamento, na fachada não há nenhuma placa que identifique o local. Os funcionários da casa não quiseram dar entrevista. De acordo com o delegado Ricardo Pereira, “existem depoimentos de testemunhas de que fatos como esses já vinham ocorrendo há três ou quatro anos”. Maria Aparecida deverá responder pelo crime de tortura e o local continuará sendo investigado.

O Ministério Público afirmou que o responsável pela casa chama-se Hermenegildo da Luz e ele ainda teria mais três abrigos na cidade. O promotor Fernando Centeno Dutra visitou o local e constatou que as condições do espaço são precárias e que a comida é insuficiente para os idosos. A casa também não apresentou nenhuma documentação referente à licença para funcionamento.

De acordo com o promotor, não é possível requerer a interdição imediata do local em razão da falta de informações sobre os pacientes, já que não se sabe se há familiares que podem ser contatados. Um inquérito civil para apurar as responsabilidades também será instaurado.

Fonte: O Popular
Texto: Diego Souza
Foto: Gooogle (Ilustração)