Balanço anual: Em Inhumas índice de elucidação dos crimes de homicídio chega 57%

433

O Delegado de Inhumas, Humberto Teófilo de Menezes Neto, divulgou na tarde de ontem, 15/12, um balanço anual acerca dos inquéritos policiais e termos circunstanciados de ocorrência que foram remetidos ao Poder Judiciário, bem como o número de prisões e homicídios elucidados na cidade.

Em 2011 foram remetidos ao Poder Judiciário um total de 273 inquéritos. Também foram lavrados e enviados ao Juizado Especial Criminal 394 termos circunstanciados de ocorrência. Apenas nos últimos 4 meses a equipe da Delegacia de Polícia – delegado, agentes, escrivães e estagiários – realizou um mutirão que totalizou na remessa de 150 inquéritos policiais.

Quanto aos inquéritos policiais que apuram crimes de homicídios foram remetidos 30 procedimentos, sendo que 17 foram elucidados e 13 não houve a determinação da autoria. A Delegacia colaborou ainda com a “Operação Xadrez 121”com 13 prisões preventivas decretadas e cumpridas. Dessa forma em Inhumas a taxa de elucidação dos crimes de homicídio é de aproximadamente 57%, o que supera em muito a taxa média nacional a qual, segundo pesquisas, é de5 a10% (cinco a dez por cento).

O Delegado de Polícia pontua que mesmo com a falta de recursos humanos, os escrivães, agentes de polícia se esforçam no sentido de combater a criminalidade na cidade de Inhumas, que diga-se de passagem, diminuiu de forma significativa nos últimos meses.