Balanço Denarc: mais de 300 presos em flagrante em 2015

Delegado Alécio Moreira de Sousa Júnior.

O Delegado Alécio Moreira de Sousa Júnior apresentou nesta quinta-feira (07/01) um balanço das ações desenvolvidas pela Denarc (Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos) em 2015. Durante todo o ano passado, a Especializada deflagrou 84 operações policiais, prendeu 316 pessoas em flagrante e cumpriu outros 417 mandados de prisão. Além disso, foram apreendidas 5,9 toneladas de maconha, 290 quilos de cocaína e 645 quilos de insumos, principalmente ácido bórico.

De acordo com Alécio, a Delegacia priorizou o combate ao tráfico em três linhas distintas: enfrentamento às grandes organizações, responsáveis pelo abastecimento de droga na região metropolitana; priorização de investigações de traficantes envolvidos em homicídios; e concentração de operações visando desarticular bocas de fumo.

O delegado ressaltou que sete grandes organizações criminosas foram desarticuladas em 2015: “A gente buscou identificar e prender todas as pessoas envolvidas em cada organização e não apenas apreender a droga. Além disso, buscamos atacar o lado financeiro do crime, apreendendo veículos, sequestrando imóveis e identificando contas bancárias utilizadas pelas quadrilhas”, afirmou. Alécio ainda relembrou a prisão do traficante Iterley Martins de Souza, localizado em setembro, na cidade de Fortaleza (CE).

Outro dado destacado foi o número de denúncias recebidas pelo Disque-197: “Nós averiguamos 360 denúncias, das quais 30% eram procedentes e culminaram na prisão de 138 traficantes de varejo, que atuavam em bocas de fumo”.