Polícia Civil lança Estande de Tiro Virtual e o filme Três Caminhos na próxima 2ª-feira

Imagem ilustrativa do estande virtual

A Polícia Civil de Goiás lançará na próxima segunda-feira(17) o primeiro Estande de Tiro Virtual do Brasil e o filme “Três Caminhos”. A inauguração do estande será às 8h30, na Academia de Polícia Civil, localizada na Rua 17, nº 484, Setor Oeste, com as presenças da Secretária Nacional da Segurança Pública – Senasp, Regina Miki, do Secretário da Segurança Pública e Justiça, Joaquim Mesquita, da Delegada Geral da Polícia Civil, Adriana Accorsi,  da Gerente de Ensino da Academia de Polícia, Delegada Lilian de Fátima R. Sena Lima, e do Deputado Federal João Campos, além de várias outras autoridades e convidados.

Fruto de  reivindicação de uma equipe de Policiais Civis de Goiás, liderada pelos Delegados João Carlos Gorski e Daniel Adorni, que em visita à Alemanha conhecerem equipamentos na área da capacitação policial e verificaram sua eficácia e eficiência. O estande, com o nome de “Special Shooting Training – SST, tornou-se realidade através de projeto desenvolvido e apresentado à Senasp. Tornou-se possível graças à emenda parlamentar do Deputado Federal João Campos, que solicitou a previsão do recurso  no orçamento geral da União. Posteriormente aprovado, o projeto foi então executado pela Secretaria da Segurança Pública e Justiça de Goiás. O valor do projeto foi estimado na época da elaboração em torno de R$ 1 milhão e 400 mil reais.

O equipamento – Special Shooting Training – ou  Estande Real e Virtual –  é o primeiro nas Academias de Polícia do Brasil. Hoje, apenas as polícias da União Européia, Reino Unido e Estados Unidos utilizam esse recurso. São várias as aplicações do estande, desde o simples atendimento ao público, passando pelo tiro fundamental, enveredando pelo treinamento operacional até o gerenciamento de crise. Tendo como consequência prática a diminuição de custos operacionais e financeiros com aquisição de insumos para o tiro real(munições); redução de riscos de incidentes e acidentes de tiro a “zero”; multiplicidade das aplicações, inclusive, diversificando o público alvo; fortalecimento de parcerias e da integração entre as instituições de Segurança Pública, a exemplo da Guarda Municipal, Receita Federal, Ministério Público e Poder Judiciário,PRF, PM e CBM, entre outros.

O filme Três Caminhos:

Às 20 horas do mesmo dia, no Centro de Cultura Goiânia Ouro, na Rua 3 com a Rua 9, Centro, será lançado o filme “Três Caminhos”. O filme é uma produção da Prefeitura de Goiânia e teve como objetivo contar uma história que sensibilizasse crianças e jovens sobre os perigos das drogas. A participação da Polícia Civil se dá ao longo do filme, mostrando o trabalho efetivamente realizado pelos Policiais Civis desde o atendimento nas Delegacias de Polícia, às operações policiais visando coibir o tráfico de drogas, a partir do Disque Denúncia 197,  e os programas preventivos, como o Escola Sem Drogas. O filme traz os atores globais Samara Felipo e Eriberto Leão como policiais.

Na oportunidade, será prestada homenagem às famílias dos Delegados dde Polícia e Peritos Criminais vítimas do acidente aéreo com o helicóptero da Polícia Civil, fato ocorrido em maio deste ano. Três dos envolvidos faziam parte do elenco do filme, os Delegados Antônio Gonçalves, Oswalmir Carrasco e Bruno Rosa.

Assessoria de Imprensa da Polícia Civil