Coordenação de Saúde da PC promove palestra sobre HIV/AIDS

294

A Coordenação de Proteção à Saúde do Servidor da Polícia Civil (CPSS/PC) promove, no dia 14 de dezembro, às 14h, no Auditório da SSP, a palestra “Aids – A importância da Prevenção no Ambiente de Trabalho”, ministrada pelo estudante de medicina Paulo César Alves B. Filho e pela biomédica Karla Cardoso da Silva.

A palestra faz parte da campanha Dezembro Vermelho, uma alusão ao mês do calendário médico voltado especialmente às ações de prevenção contra a doença e enfrentamento da síndrome no Brasil.

De acordo  com o mais recente Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde, a taxa de detecção de Aids vem diminuindo no país. Em 2006, de cada 100 mil habitantes, 19,9 tinham a síndrome. Em 2016, eram 18,5 – uma queda de 5,1%. No entanto, a doença, que não tem cura, ainda é uma preocupação, sobretudo entre jovens, faixa etária que ainda passa por avanço no número de casos.

Especificamente no ambiente da Polícia Civil, a preocupação é com situações de trabalho em que há contato com sangue de vítimas ou suspeitos, em situações de ferimentos por qualquer tipo de objeto ou arma de fogo. Assim como em unidades de saúde, o contato com sangue precisa estar rodeado de cuidados para evitar qualquer situações de risco, seja na exposição ao HIV ou a qualquer outro tipo de vírus.