Crime contra a natureza: Polícia Civil freia o tráfico de pássaros silvestres em Catalão/GO

398
Bicudo apreendido no cativeiro é uma espécie em extinção
Bicudo apreendido no cativeiro:  Espécie em extinção

Após dois meses de investigações, Policiais Civis do 2º e 1º Distritos Policiais de Catalão e da Unidade de Inteligência da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), do município, desencadearam a Operação Angry Birds e prenderam Élcio Henrique da Costa, 49 anos, por tráfico de animais silvestres, adulteração de sinal público, maus tratos de animais e posse ilegal de arma de fogo.

Além da prisão de Élcio, a operação, realizada em parceria com o IBAMA, do Distrito Federal, resultou na apreensão de 596 pássaros da fauna silvestre brasileira, inclusive de espécies ameaçadas de extinção, como os popularmente conhecidos por Bicudos.

Os animais foram apreendidos na casa do suspeito, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Catalão. Observa a Delegada de Polícia Marcella de Oliveira Souza Magalhães, Titular do 2º Distrito Policial e coordenadora da Operação Angry Birds, que a maioria dos pássaros encontrados na casa de Élcio Henrique não possuía as anilhas identificadoras do IBAMA, bem como encontravam-se em gaiolas e viveiros superlotados, todos destinados à comercialização.

Disse Marcella de Oliveira que, além de adquirir e vender de forma clandestina os animais, o autuado adulterava e/ou falsificava as anilhas do IBAMA, colocando o sinal identificador em animais adultos que eram capturados na natureza, ato que frequentemente causava mutilação nas pernas dos pássaros. “No processo de adulteração e/ou falsificação Élcio Henrique utiliza uma ferramenta específica que foi encontrada em sua residência e apreendida para instrução dos autos”, frisou Marcella de Oliveira.

As aves apreendidas passaram por uma triagem e aquelas em melhores condições foram colocadas em liberdade. Já as mais debilitadas, por conta do longo período de cativeiro, foram encaminhadas para um centro de reabilitação do IBAMA, em Brasília. Além das infrações penais que responderá, Elcio foi autuado também pelo IBAMA-DF por diversas infrações administrativas, tendo sido arbitradas multas que variam entre R$ 288 mil e R$ 350 mil reais.

A Delegada Marcella de Oliveira Souza Magalhães agradeceu, em nome da Polícia Civil, os funcionários do IBAMA, cuja participação foi indispensável para o sucesso da operação. Fez agradecimentos também ao Delegado de Polícia Vitor Oliveira Magalhães, Titular do 1º Distrito Policial, de Catalão, pelo apoio dado à operação, com dois de seus Agentes de Polícia. (Clique nas fotos para Ampliar)

Texto: Delegado de Polícia Norton Luiz Ferreira- Assessor de Comunicação da Polícia Civil
Fotos: Polícia Civil / Catalão