DDP de Trindade chega a 2017 registrando evolução geral em seus índices e estrutura

IMG_20170607_161156
Nova sede da DDP de Trindade

A Delegacia Distrital de Polícia (DDP) de Trindade chega ao fim do primeiro semestre do ano com um acumulado de quase dois anos de melhorias significativas, tanto em seus índices de produtividade quanto de suas estruturas física e administrativa.

De acordo com o delegado Daniel José da Silva Oliveira, considerado o principal responsável pelos resultados, o apoio da comunidade e do Poder Público Local foram fundamentais para que os objetivos fossem atingidos.

Além da reforma da sede da principal unidade da Polícia Civil no município, a DDP de Trindade saltou de apenas três inquéritos policiais finalizados e remetidos ao Judiciário entre outubro de 2013 e março de 2015 para 146 no mesmo período compreendido entre os anos de 2016 e 2017.

IMG_20170607_161146
Antiga sede da DDP de Trindade

A distrital também evoluiu de 292 inquéritos policiais remetidos pela primeira vez ao Judiciário com autoria definida entre outubro de 2013 e março de 2015 para 413 de procedimentos elencados nessa categoria no mesmo lapso temporal compreendido entre 2016 e este ano.

Daniel José destaca outras ações que resultaram em significativa melhoria para o setor de Segurança Pública no município. “Assim que assumimos a unidade, em duas semanas foi saneada a questão dos carros depositados no canteiro do principal logradouro de Trindade, a Avenida Manoel Monteiro, situação que já havia, inclusive, sido objeto de reportagens na TV”, lembra a autoridade policial.

IMG_20170607_161211
Carros apreendidos e retirados de canteiro da principal via de acesso

Apoio
Daniel José também agradece ao apoio do delegado-geral da PCGO, Álvaro Cássio dos Santos, no encaminhamento a problemas de alocação de veículos na unidade. “Com o apoio do dr. Álvaro, os veículos que se encontravam no Aterro Sanitário de Trindade foram todos encaminhados para um local com melhores condições sanitárias e de segurança. De igual forma, o pátio interno da delegacia foi organizado, o que tem evitado o acúmulo de vetores de doenças, principalmente nos períodos chuvosos”, relata.

Foi franqueada à Delegacia de Apuração de Atos Inracionais (Depai) a construção de uma cela na DDP de Trindade, destinada à custódia de adolescentes em conflito com a lei. “Eles ficam até cinco dias provisoriamente aguardando a disponibilização de uma vaga para a internação em entidade de cumprimento de medida socioeducativa”, informa Daniel.

A equipe de trabalho sofreu reformulação, com a troca de servidores de maneira a garantir maior eficiência na atividade desenvolvida. “O resultado do esforço empreendido pode ser constatado nas estatísticas que apontam claramente uma evolução notória na quantidade de procedimentos de polícia judiciária e investigativa concluídos e remetidos à Justiça” acrescenta o delegado.

IMG_20170607_161248a
Letreiro da DDP de Trindade: antes (esquerda) e depois (direita)

Santa Bárbara e Nazário
Nas cidades de Santa Bárbara de Goiás e Nazário, onde também a autoridade policial é responsável pela apuração de crimes contra a vida, foi alcançado o índice de 100% de resolução de homicídios, destacando-se a elucidação de casos complexos, que ganharam a atenção dos meios de comunicação.

Daniel Oliveira atribui o sucesso obtido ao comprometimento da equipe de policiais e servidores administrativos. Também foi vital o apoio da Administração Municipal, por meio do Prefeito Jânio Darrot, à parceria das demais forças de segurança e à solidariedade dos empresários e comunidade local”, salienta o delegado.