Deam de Rio Verde abre a Semana da Mulher e lança Programa Mulher Mais Segura

A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Rio Verde realizou, nesta segunda-feira (05), cerimônia de abertura da Semana da Mulher e também o lançamento do Programa Mulher Mais Segura.

A delegada titular Jaqueline Camargo se depara constantemente com vítimas de violência doméstica, as quais se submetem à violência familiar, por não visualizarem outro tipo de vida e de relacionamento, acreditando que aquele relacionamento abusivo é sua única opção.

Pensando nisso, a Delegacia da Mulher elaborou o Programa Mulher Mais Segura com o objetivo da realização de atividades educativas e de orientação, mas também o apoio efetivo à mulher que já está inserida em um contexto violento.

Em um primeiro momento, pretende-se realizar o trabalho de orientação à população em geral, sobre questões relacionadas ao machismo, à dominação patriarcal, violência de gênero e violência doméstica. E também fornecer a mulher,  orientação psicológica e jurídica as quais serão realizadas com a criação de um Centro de Atendimento à Mulher, em parceria com a UNIRV, a qual realizará as orientações dentro do prédio da 8ª DRP.

De outro lado, também há o atendimento à mulher vítima de violência, que procura a delegacia para noticiar situação criminosa vivida. Nesses casos, o objetivo é capacitá-las, inseri-las no mercado de trabalho, incluir seus filhos em creches ou similares, tornando-a capaz de decidir os rumos de sua vida, sem ter que se submeter a um relacionamento abusivo, em razão da dependência econômica.

Contando com o apoio da Secretaria de Assistência Social, em casos mais urgentes, serão viabilizadas vagas em creches e  colégios de tempo integral, possibilitando que a mulher trabalhe para garantir o sustento de si própria e de sua família. O Sindicato Rural, por meio do SENAR, disponibilizou diversos cursos de capacitação para as mulheres indicadas pela delegacia.

Outro momento importante do Programa é a luta pela construção de uma Casa-Abrigo, a qual abrigaria mulheres vítimas de violência doméstica, provisoriamente, protegendo sua integridade física e até sua vida.

O Programa Mulher mais Segura tem por finalidade principal informar a todas as mulheres que é direito de todas elas uma vida livre de qualquer tipo de violência, e auxiliá-las a buscar uma vida plena, por meio da orientação, do acolhimento e também demonstrando que ela é capaz de se autodeterminar e de cuidar de sua família.

Durante a semana, serão realizadas diversas atividades, visando fortalecer a autoestima da mulher, bem como orientá-las sobre seus Direitos.

Na terça-feira, dia 06/03, às 14h, a equipe do programa, em parceria com a Câmara Municipal de Rio Verde, estará na Praça do Conjunto Céu Azul, realizando diversas atividades com as famílias que moram nos bairros da região norte.

No dia 08/03, em parceria com a Câmara Municipal e com o Sindicato Rural, será realizado um teatro, com a temática de violência doméstica, no salão do Sindicato Rural,  às 19h, e a entrada é franca. Toda a população está convidada.