Decon e Vigilância sanitária apreendem vacinas contra gripe H1N1 aplicadas em escola no Setor Marista

315

Várias doses de vacinas contra a gripe H1N1 foram apreendidas na terça-feira (17) em escola localizada em Goiânia, durante ação conjunta realizada pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) e a Vigilância Sanitária.

Medicamentos apreendidos

Foi realizada inspeção em diversos estabelecimentos escolares da capital com o objetivo de averiguar as condições sanitárias de condicionamento e aplicação de vacinas oferecidas por uma empresa privada do Estado de São Paulo.

No decorrer da investigação e procedimento fiscal sanitário, foram identificadas diversas irregularidades na atuação dessa empresa, tais como ausência de alvará expedido órgão sanitário competente para aplicação de vacinas fora do estabelecimento da empresa, indícios de uso de documentação falsa, vacinas armazenadas sob refrigeração e local inapropriados, dentre outras infrações.

Diante das ilegalidades constatadas e o grave risco à saúde pública, a aplicação das vacinas foi suspensa, e os produtos apreendidos. O responsável legal pela empresa foi conduzido à sede da Decon para prestar esclarecimentos. Foi instaurado inquérito policial para investigar suposto uso de documento falso e crime contra as relações de consumo.