Polícai Civil: DEAM de Goianésia promove série de ações de combate à exploração sexual

486
unnamed (12)
Delegada Poliana Bergamo com crianças

A Delegacia da Mulher de Goianésia desenvolveu diversos projetos no decorrer do mês de maio direcionados ao Combate ao Abuso e Exploração sexual contra crianças e adolescentes. O dia 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em homenagem ao Caso Araceli.

No dia 13 de maio, a delegada da Mulher e da Criança, Poliana Bergamo, ministrou, pelo segundo ano consecutivo, palestras às crianças e adolescentes de Goianésia no evento organizado pela Secretaria de Promoção Social, Conselho Tutelar, CREAS e C.C.I.J. Na ocasião, os alunos fizeram perguntas e esclareceram dúvidas acerca dos crimes previstos no Código Penal, como estupro de vulnerável, e delitos do ECA, como armazenar, publicar, divulgar fotografias de crianças e adolescentes em situação de pornografia.

Também foram abordados temas como responsabilidade criminal do menor infrator e redução da maioridade penal. Dando continuidade aos projetos, no dia 18 de maio, a delegada e a psicóloga do CREAS e do Conselho Tutelar, Dra. Emiliana, participaram dos programas de Rádio Itajá e Vera Cruz, conscientizando, esclarecendo e alertando a população sobre abuso e exploração sexual.

No dia 19 de maio, Poliana Bergamo ministrou palestras às crianças e adolescentes do Distrito de Assunção de Goiás, ainda em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração sexual contra crianças e adolescentes. Foi abordado o caso Araceli, a diferença entre abuso e exploração sexual e os sinais de que o abuso possa estar ocorrendo.

A delegada enfatizou pesquisas sobre o tema, que revelam que 80% dos casos de abuso sexual ocorrem no contexto doméstico. Em 98,8% o abusador é do sexo masculino. Estima-se que sete crianças/adolescentes sofram abuso a cada hora. Após o evento, foi realizada uma passeata para conscientizar a população sobre o tema.

No dia 20 de maio, a delegada deu entrevista na Rádio Boa Nova. No dia 28, ela ministrou palestra na abertura da campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, promovida pelo Cras de Vila Propício. A delegada enfatizou a necessidade de aproximar a polícia dos cidadãos.

Texto e foto: Polícia Civil / DEAM / Goianésia