Delegada Geral Adriana Accorsi reúne-se com delegadas que atuam nas Deams em Goiás

Reunião com as delegadas das DEAMs

Na última sexta-feira(17), a delegada geral Adriana Accorsi esteve reunidas com delegadas que trabalham nas Delegacias Especializadas no Atendimento às Mulheres – DEAMs de Goiás. Na ocasião a pesquisadora da UNB, Marlene Teixeira, fez uma explanação sobre a importância do trabalho em Rede no atendimento às vítimas de violência doméstica. Falou da experiência bem sucedida da cidade satélite de Ceilânida-DF, que tem um alto grau de organização em relação às instituições que trabalham interligadas, na busca de encaminhamentos e soluções para as mulheres vítimas da violência doméstica.

Na segunda parte da reunião, a delegada geral, Adriana Accorsi, salientou a importância de criar uma coordenadoria das DEAMs em Goiás, nos mesmos moldes das que já existem em outros estados, para normatizar os procedimentos, conhecer de perto os desafios de cada cidade e reinvindicar junto aos órgãos competentes os recursos necessários para o desenvolvimento dos trabalhos. As delegadas presentes  e que participaram recentemente do Encontro Nacional de Delegadas das DEAMs foram unânimes em dizer que os problemas de Goiás, não são diferentes dos problemas enfrentados pelas DEAMs em outros Estados.

O grande desafio é sensibilizar o Poder Judiciário da necessidade de criar os Juizados Especiais, como prevê a Lei Maria da Penha,  para dar celeridade aos inquéritos e as medidas protetivas solicitadas pelas DEAMs. Na ocasião ficou acordado que novas reuniões serão realizadas com o objetivo de estudar as normas de condutas propostas pela Secretaria Especial para Mulheres da Presidência da República – SPM  e encaminhar formas de implantar um manual para  as DEAMs de Goiás. Outro encaminhamento dado, foi realizar um grande encontro com os profissionais da Polícia Civil – escrivães, agentes e delegados – que serviria para subsidiar uma carta para todos os órgãos e movimentos sociais organizados dando a conhecer as ações da Polícia Civil na perspectiva da violência doméstica, de forma transversal. Por último, foi definido que a Polícia Civil  disponibilizará um link no site da Polícia Civil com todas as Deams de Goiás, endereços e nomes das delegadas para aqueles que precisarem de informações e contatos.

Participaram da reunião a Delegada Geral Adriana Accorsi, a pesquisadora Marlene Teixeira, a escrivã de polícia e assessora Geralda Ferraz, as delegadas Tereza Daniela Magri – da DEAM de Caldas Novas, Juliana Moriataki, da DEAM de Catalão, Flávia Santos Andrade, da DEAM de Senador Canedo, Mariza Mendes César, da DEAM  de Uruaçu, Fabiana Mancuso Roda Ganga, DEAM-Goiânia – Centro, Cassia Sertão – DEAM – Goiânia-Jd. Curitiba e Tatyane Cruvinel da DEAM de Aparecida de Goiânia.

Geralda Ferraz – Escrivã de Polícia

Fotos – Décio