Delegado Geral cria grupo para fazer estudos sobre a violência em Goiás

Preocupado com o crescente número de homicídios no Estado, em especial em Goiânia e Aparecida de Goiânia, o Delegado Geral da Polícia Civil, Edemundo Dias de Oliveira Filho(foto), determinou a criação, através de Portaria nº 1046/2011, a criação do Grupo de Estudos de Programas de Redução da Violência, com atenção especial voltada para aos crimes de homicídios. A decisão adotada por Edemundo vai de encontro, segundo afirmou, à necessidade premente de uma reação das autoridades para conter o avanço dos homicídios.

Edemundo Dias entende que é importante a criação e execução de um plano de combate à criminalidade no Estado, a ser empregado pela Polícia Civil em ações integradas com  toda as forças da segurança pública e a sociedade civil organizada. “Estamos diante de um quadro preocupante, que é o avanço de mortes no Estado, onde Goiânia e Aparecida de Goiânia merecem uma atenção maior por parte das autoridades. Temos que mudar o foco, empregando políticas de segurança que permitam uma efetividade maior nas ações e que os resultados possam trazer mais tranquilidade à sociedade”, assinalou Edemundo Dias.

O Grupo de Estudos de Programas de Redução da Violência, que tem 15 dias para apresentar o plano de ação a ser desenvolvido, é coordenado pelo Delegado de Polícia Marcelo Aires de Medeiros e conta ainda como integrantes os também Delegados Adriana Ribeiro, Alexandre Augusto da Costa Câmara, Anderson Pimentel, Daniel Felipe  Diniz Adorni e Emília Glück De Podestá. O grupo tem ainda a missão de reunir informações recentes sobre a violência no País.

A PORTARIA:

Portaria n.º  1046 /2011-GDGPC

O DELEGADO GERAL DA POLÍCIA CIVIL, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista a conveniência dos serviços afetos;

CONSIDERANDO que a vida é o bem supremo da Humanidade;

CONSIDERANDO o crescimento dos números de Homicídios no Estado, em especial nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia;

CONSIDERANDO a necessidade de  reação das autoridades ao avanço da criminalidade;

CONSIDERANDO a importância de confecção de Plano de Combate à Criminalidade a ser adotado pela Polícia Civil;

CONSIDERANDO a necessidade de determinação das formas de integração efetivas entre as forças da Segurança Pública e a Sociedade Civil Organizada para a Prevenção, Repressão e Controle dos Crimes;

RESOLVE:

I – Criar o Grupo de Estudos de Programas de Redução da Violência, mormente aos crimes de Homicídios Dolosos;

II – Designar o Delegado Marcelo Aires de Medeiros, como Coordenador do referido Grupo, que terá como membros os Delegados Adriana Ribeiro de Barros, Alexandre Augusto da Costa Câmara, Anderson César Pereira Pimentel Penha, Daniel Felipe Diniz Adorni e Emilia Glück De Podestà;

II – Estabelecer que, para a consecução dos objetivos propostos neste ato, os servidores ora designado, deverão:

a) Reunir dados atualizados relativos à violência, em especial, aos crimes de Homicídio, praticados no Estado;]

b) Reunir estudos recentes sobre violência no país;

c)    Elaborar Plano de Ação relativo ao combate à criminalidade em Goiás;

III – Estabelecer ainda que, no prazo de 15 dias, o Coordenador ora designado apresente Plano de Ação com atribuições específicas de cada um dos envolvidos;

IV – Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

PUBLIQUE-SE.

GABINETE DO DELEGADO GERAL DA POLÍCIA CIVIL, em Goiânia, aos 20 dias do mês de outubro de 2011.

EDEMUNDO DIAS DE OLIVEIRA FILHO
Delegado Geral da Polícia Civil