Delegado-geral e comitiva visitam PCSP para conhecer instalações e projetos

601
SP
Silvana Nunes, Álvaro Cássio, Gustavo Ferreira e Adriano Costa.

Uma comitiva de policiais civis de Goiás, liderada pelo delgado-geral, Álvaro Cássio dos Santos, esteve em São Paulo nos dias 29 e 30 de março (quarta e quinta-feira da semana passada) para participar de reuniões e visitas técnicas a instalações da Polícia Civil paulista a fim de conhecer boas práticas e experiências que possam ser implementadas junto à PCGO.

A equipe goiana estava composta ainda pelo gerente de Planejamento Operacional, Gustavo Carlos Ferreira; pelo delegado titular da DERFRVA (Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores), Adriano Sousa Costa; e pela presidente do Sindepol (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás), Silvana Nunes Ferreira.

Na quarta-feira, logo após desembarcar na capital paulista, a comitiva deslocou-se até a Sede da Polícia Civil do Estado de São Paulo, sendo recebida pelo delegado divisionário de Polícia, Jorge Amaro Cury Neto, que também acompanhou todas as visitas realizadas.

SP3
Com o delegado Youssef Chahin.

Na ocasião foi feita uma reunião com o delegado-geral da PCSP, Youssef Abou Chahin, e com o chefe de Gabinete, delegado Luiz Fernando Camargo da Cunha Lima. Na pauta do encontro foram debatidos assuntos comuns entre as duas instituições e foram apresentadas informações a respeito da Delegacia Eletrônica e da Delegacia de Polícia da Pessoas com Deficiência.

Ainda no dia 29, a comitiva conheceu o prédio do Palácio da Polícia Judiciária e, naquela oportunidade, foi apresentada à estrutura da PCSP. Em seguida, nova reunião, desta vez no DIPOL (Departamento de Inteligência da Polícia Civil), a fim de conhecer de forma mais detalhada a Delegacia Eletrônica.

Com a delegada Samantha.
Com a delegada Samanta Conti (ao centro).

Em seguida, o grupo goiano visitou à Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiênica, onde foi recepcionado pela delegada Samanta Rihbani Conti, titular da Especializada. No local, os membros da comitiva foram apresentados à sistemática de trabalho realizada naquela unidade.

Concluídas as visitas, os policiais civis almoçaram no restaurante da Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo, ao lado da presidente da entidade, delegada Marilda Pansonato Pinheiro, e do deputado estadual delegado Antônio Olim.

SP4
Dr. Álvaro, Marilda Pinheiro e Antônio Olim.

Durante os compromissos em São Paulo, a comitiva ainda visitou o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) e foi apresentada a algumas políticas de integração desenvolvidas pelas polícias Civil e Militar ao lado de Guarda Civil, Bombeiros, órgãos de posturas do município, Detran e Ministério Público. Uma das ações destacadas foi focada no fechamento de lojas irregulares que comercializavam peças usadas de veículos, o que resultou na diminuição dos índices de furtos e roubos de veículos, bem como nos números de latrocínios.

De volta a Goiânia, Álvaro Cássio analisou a visita como “muito positiva” e disse que pretende implementar na PCGO algumas boas ideias observadas em São Paulo: “Como em todos os lugares do país a Polícia Civil de São Paulo também enfrenta dificuldades, especialmente no tocante ao efetivo. Mas eles têm alguns bons projetos nos quais podemos nos inspirar para continuar fazendo da Polícia Civil de Goiás a melhor do Brasil”, concluiu.