Delegado Geral visita DRPs para conhecer de perto os problemas enfrentados pela PC no interior

Delegado Geral João Carlos Gorski, ao centro, com o Secretário Joaquim Mesquita, e o Delegado Danilo Fabiano, durante visita realizada à 8ª  Delegacia Regional de Polícia de Rio Verde

O Delegado Geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, quer conhecer de perto toda a estrutura física e de pessoal da Polícia Civil nas cidades do interior. Com esse objetivo, o chefe da PC goiana tem percorrido praticamente todo o Estado realizando visitas às Delegacias Regionais de Polícia(DRPs), o que está lhe permitindo ter em mãos um raio x do quadro atual da instituição. Gorski considera as visitas de considerável importância, tendo em vista que, indo a cada uma das sedes das Regionais espalhadas pelo interior do Estado é possível sentir mais de perto as dificuldades enfrentadas pelos policiais para desempenhar suas funções.

João Carlos, que está sempre na companhia do Secretário da Segurança Pública e Justiça. Joaquim Mesquita, principalmente nas localidades onde acontecem audiências públicas, disse que tem procurado ouvir bastante e registrar as demandas de queixas dos Delegados e Policiais. “A intenção é, finalizadas as visitas, buscar as soluções possíveis para dar a cada unidade da Polícia Civil, senão as necessárias, pelo menos as mínimas para que os trabalhos surtem os efeitos desejadas pela administração”, disse Gorski.

Em cada Delegacia Regional, João Gorski recebe informações das Delegacias de Polícia da circunscrição de cada uma dessas regionais. Adotando a política de ouvir mais do que falar, o Delegado Geral da Polícia Civil não esconde que tem encontrado muitas reclamações, principalmente com relação à falta de pessoal. “Quero me dedicar ao máximo para poder dar uma contribuição no sentido de reestruturar melhor a Polícia Civil e, para tanto, tenho certeza que posso contar como apoio do Secretário Joaquim Mesquita, que tem demonstrado disposição e vontade de mudar esse quadro para melhor”, assinalou.

João Carlos Gorski disse que os mesmos problemas que lhe são repassados pelas Delegacias Regionais acabam sendo também objeto de discussão e cobrança nas audiências públicas realizadas com a presença de Joaquim Mesquita e de outras autoridades da segurança pública. “A diferença é que nas audiências públicas as discussões envolvem a segurança pública como um todo, com a sociedade fazendo as cobranças pertinentes aos problemas enfrentadas com a criminalidade e a violência”, acentuou Gorski.

Das 14 Delegacias Regionais do interior, o Delegado Geral da Polícia Civil já visitou as de Itumbiara, Catalão, Formosa, Luziânia, Anápolis, Rio Verde, Iporá e Posse, onde esteve nesta semana na companhia do Vice-Governador José Eliton, de Joaquim Mesquita e de outras autoridades da segurança pública. Em Posse foi realizada também uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados à segurança pública, a exemplo do que aconteceu em Luziânia, Iporá e na cidade de Bela Vista. As próximas visitas já agendadas são para as Regionais de Jataí, Cidade de Goiás, Porangatu, Uruaçu, Goianésia e Aparecida de Goiânia.

João Gorski esteve recentemente em uma audiência pública com a Secretária Nacional da Segurança Pública, Regina Miki. Com ela, tratou de investimentos na segurança pública do Entorno do Distrito Federal, no que se refere à Polícia Civil,  através dos Programas de Aceleração e Crescimento (PAC) e do Brasil Mais Seguro. Para Gorski, Regina Miki sempre esteve aberta ao diálogo com as polícias goianas, predispondo-se a atender às necessidades do Estado.

Texto: Delegado de Polícia Norton Luiz Ferreira – Assessor de Comunicação da Polícia Civil