Natural de Uberaba, em Minas, delegado Lucas Finholdt recebe título de cidadão itumbiarense

titulo - entrega
Finholdt recebe título das mãos do vereador Silviano Rodrigues

O Delegado de Polícia Lucas Santos Finholdt recebeu, no dia 5 de dezembro, o título de cidadão Itumbiarense por força da Lei Municipal 4347-13 de Itumbiara, proposta pelo vereador Silviano Rodrigues Campos, em virtude dos relevantes serviços prestados à sociedade.

O título de cidadania é a mais alta honraria municipal e é concedida a pessoas que não nasceram no município. A solenidade de entrega do título foi Câmara Municipal e contou com a presença de diversas pessoas, que lotaram a Casa de Leis.

Todos os vereadores presentes fizeram uso da palavra, além do delegado regional de Itumbiara Ricardo Chueire, promotor de Justiça José César Naves de Lima Júnior e o próprio homenageado.

Lucas Finholdt nasceu em Uberaba-MG e foi aprovado no concurso da Polícia Civil de Goiás em 2009. Graduado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) em dezembro de 2005. Possui três pós-graduações: Direito Processual pela UNAMA em 2007, Direito Constitucional pela UNISUL em 2008 e Gerenciamento de Segurança Pública em 2013 pela UEG (Universidade Estadual de Goiás).

Aprovado em 2º lugar para o cargo de Delegado de Polícia de Goiás em 2009, concurso com mais de 12.000 candidatos, escolheu Itumbiara como sua primeira lotação. Assumiu a titularidade do 2º DP de Itumbiara em 23 de novembro daquele ano. Simultaneamente, acumulou o plantão rotativo de Itumbiara e o expediente da Delegacia de Cachoeira Dourada, que engloba os distritos de Nilópolis e Almerindonópolis.

Foi promovido a Delegado de Polícia de 2ª Classe em 2012. Promovido a Delegado de Polícia de 1ª Classe em 2014. Obteve o diploma de Honra ao Mérito Acadêmico da Diretoria da Polícia Civil, em virtude do 1º lugar no curso de Pós- Graduação em Gerenciamento de Segurança Pública em 2013 pela UEG.

Participou do GTI (Grupo de Trabalho Integrado), que realiza planejamento de ações e as operações “Divisas Seguras” em conjunto com os Estados de Minas Gerais e São Paulo, durante os anos de 2013 e 2014.

Ministrou a matéria “Investigação Policial” no curso de formação de agentes de polícia da Academia da Polícia Civil de Goiás (Acadepol) em novembro de 2013. Em novembro de 2014, ministrou a matéria “Procedimentos Policiais” no Curso do GPT (Grupo de Patrulhamento Tático) da Polícia Militar.

Atualmente é titular do 2º Distrito Policial de Itumbiara e responde pelo expediente da Delegacia Polícia de Cachoeira Dourada e pelo Plantão rotativo. Ainda, é coordenador de planejamento da AISP 23 – Itumbiara (Área Integrada de Segurança Pública da Região Itumbiara).