Delegados lançam livro com análises de temas complexos sobre o cotidiano das DPs

361
Adriano Costa, Willian Doulgas e Laudelina Inácio
Adriano Costa e Laudelina Inácio  ladeando Willian Douglas

Prática Policial Sistematizada. É o título do livro de autoria dos Delegados de Polícia goianos Laudelina Inácio da Silva e Adriano Sousa Costa, cujo lançamento da obra aconteceu na segunda-feira à noite, no Auditório da Universidade Paulista (UNIP).

O evento reuniu juristas reconhecidos, como William Douglas e Luiz Flávio Gomes, dentre outros, bem como Advogados, Delegados de Polícia, Promotores de Justiça e Magistrados. Presente no lançamento do livro, o Delegado Geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski, disse que a obra representa uma rica fonte de informação e conhecimento à classe acadêmica, Advogados, Delegados de Polícia e todos aqueles profissionais que estão inseridos na área jurídica criminal.

Prefaciado pelo Professor Luiz Flávio Gomes, o livro traz temas complexos do cotidiano da Polícia Judiciária, analisados à luz da legislação, da jurisprudência e da doutrina. A obra Prática Policial Sistematizada é, na opinião dos autores, uma fonte de subsídios jurídicos para que os operadores do Direito, principalmente os Delegados de Polícia, possam aplicar adequadamente as leis penais, promovendo um efetivo combate à cultura e impunidade.

Solenidade de lançamento da obra, no Auditório da UNIP
Solenidade de lançamento da obra, no Auditório da UNIP

Os autores apresentam uma obra jurídica com abordagem sobre as mais corriqueiras situações enfrentadas no dia a dia das Delegacias de Polícia de todo o Brasil. O livro é resultado de um trabalho derivado da catalogação dos atendimentos jurídicos prestados pelos autores, enquanto Delegados de Polícia.

Reconhecem os autores que a obra não esgota os assuntos intrincados da atividade policial, mesmo porque, no entendimento deles, o tema prática policial é vastíssimo e mutante, conforme as legislações diuturnamente publicadas no País.

Num dos trechos do prefácio da obra, o Professor Luiz Flávio Gomes faz a seguinte abordagem: “Prática Policial Sistematizada é o tipo de livro que todo iniciante sonha em ter em suas mãos, como guia diário das suas funções. Mas sua utilidade, pela qualidade das lições ministradas, vai muito além disso. Na verdade, todos os que militam na área(delegados, escrivães, advogados e estagiários acadêmicos, etc) encontram neste livro respostas bem elaboradas para uma série infinita de questões correntes na fase primeira do exercício do poder punitivo. Com certeza, doravante, livro também vai ser adotado nos cursos de formação profissional dos agentes e autoridades policiais”.

 

Texto: Delegado de Polícia Norton Luiz Ferreira – Assessor de Comunicação da Polícia Civil