Dirigentes da PCGO se reúnem com diretoria da Appego

349
IMG_3160
Demandas gerais e específicas foram tratadas na reunião entre dirigentes

Membros da diretoria da Associação dos Papiloscopistas Policiais do Estado de Goiás (Appego) estiveram reunidos com o delegado geral da Polícia Civil de Goiás, Álvaro Cássio, e com o Superintendente de Polícia Judiciária, Alécio Moreira, na manhã de quarta-feira (28). A reunião foi solicitada pela diretoria da Polícia Civil, que vem ouvindo todas as entidades representativas dos órgãos que compõem a instituição.

À ocasião, foram apresentadas demandas gerais e específicas da categoria, e foi manifestado agradecimento pela nomeação e empossamento de 50 novos papiloscopistas. De acordo com o gerente do Instituto de Identificação de Goiás, Antônio Maciel Aguiar, a área de identificação criminal vem sendo beneficiada por um crescente processo de modernização.

Ele salienta o processo de criação, em Goiás, de um sistema Afis (acrônimo da expressão inglesa Automated Fingerprint Identification System, “Sistema Automático de Identificação Datiloscópica”). Ainda segundo Maciel, o novo dispositivo vai propiciar à polícia judiciária o acesso a bancos de dados digitalizado e de acesso célere nas tanto na esfera civil quanto na criminal. “Será uma base de dados da ordem de cinco milhões de registros”, afirma.

Sobre as novas centrais de perícias papiloscópica, Maciel informa que devem entrar em funcionamento entre dezembro deste ano e janeiro de 2017.

Ele destaca um procedimento que irá significar aumento considerável de eficácia na elucidação de crimes contra o patrimônio. Trata-se da instalação de um galpão para verificação, em tempo reduzido, em simultaneidade às diligências, de existência de impressões digitais em veículos que foram objeto de práticas delituosas. “Essas e outras medidas vão propiciar um trabalho mais próximo e contínuo entre os papiloscopistas e a autoridade policial”, pontua Maciel.

not_10941B
Dirigentes da PC e Ucopoci. em reunião realizada no dia 22

A reunião realizada com os representantes da Appego é o último de uma série de encontros promovidos entre a diretoria da PCGO e o corpo dirigente das entidades de classe dos cargos que compõem os quadros da Polícia Civil de Goiás. Na quinta-feira (22), diretores da União Goiana dos Policiais Civis (Ugopoci) foram convidadas para um café da manhã no qual foram tratados interesses comuns entre as instituições.

Encontros no mesmo formato e com os mesmos objetivos foram realizados com o Sindicato dos Policiais Civis de Goiás (Sinpol-GO), o Sindicato dos Delegados de Polícia de Goiás (Sindepol) e a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Adpego).