Presidente da Ugopoci, Ademar Luiz, rebate críticas de leitor em carta publicada em O Popular

427
Ademar Luiz: presidente da Ugopoci

Polícia Civil responde

Acerca da carta do leitor Rafael Monteiro dos Santos, com o título Onda de violência , veiculada em 17 de janeiro, onde ele faz algumas considerações a respeito do que chama de “inércia” da Polícia Civil e da escolha e gestão da Delegada Adriana Accorsi, esclarecemos que, no que diz respeito ao crescente índice de criminalidade em Goiânia, não está diferente da realidade de outras unidades da federação. Questões sociais graves e por vezes a fragilidade da lei, são propulsores desses índices. Quando afirma que a PM está fazendo a sua parte e a Polícia Civil está inerte, demonstra desconhecer a realidade da Segurança Pública.

O papel da Polícia Militar é o de policiamento ostensivo visando a prevenção do crime. Basta que estejam circulando pelas ruas que já estarão cumprindo seu papel. Já a Polícia Civil trabalha com investigação e em muitos casos dependem de ordem judicial e outros expedientes legais para iniciarem ou concluírem seu trabalho, além, é claro, de inúmeras outras diligências. O ofício do investigador demanda raciocínio, conhecimento científico, técnico profissional e até tático operacional. Cabe à Polícia Civil buscar a materialização do delito, provar que o crime ocorreu, as circunstâncias e determinar sua motivação e autoria sob pena de ver o infrator não ser punido. Só é possível punir ou responsabilizar os criminosos com a Polícia Civil trabalhando com eficiência, prova disso são os presídios e delegacias abarrotadas de presos.

Sobre as mudanças nos cargos de chefia da Polícia Civil, não há impedimento legal ou hierárquico. Sua idade, experiência e honestidade comprovada são fatores que predominaram em sua indicação e que muito irá contribuir com a nova polícia que todos nós precisamos e que a Ugopoci defende. Da parte dos policiais civis não há operação padrão e nem insatisfação com a escolha da delegada Adriana Accorsi para chefiar uma das mais importantes instituições públicas do Estado. O que nos interessa é que ela faça uma boa gestão, tanto no que diz respeito às questões internas quanto às ações de melhoria dos serviços oferecidos a nosso cliente, o cidadão.

AdemarLuiz de Oliveira
Presidente da Ugopoci

 

UGOPOCI: União Goiana dos Policiais Civis

Carta publicada na coluna Cartas dos Leitores, de Jornal o Popular, edição desta segunda-feira, dia 23.01.12