Escola Superior da Polícia Civil lança Programa Investigador Mirim

329

mirimA Escola Superior da Polícia Civil (ESPC) lança, no dia 5 de março, às 9h, o Programa Investigador Mirim, que vai atender 30 crianças com idade entre oito e 11 anos, de escolas de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A ação foi idealizada por um grupo de policiais e apoiada pela direção da ESPC, que receberá os alunos três vezes por semana.

Para dar corpo ao projeto, os policiais percorreram escolas municipais e estaduais e falaram aos pais das crianças sobre a importância de um acompanhamento extra-curricular, capaz de reforçar noções de cidadania nos pequenos. As vagas foram ofertadas e distribuídas de acordo com análise de boletins e frequência escolar.

A proposta do programa é levar aos participantes noções de cidadania, prevenção ao uso de drogas, escotismo, segurança, meio ambiente, educação no trânsito, além de oficinas de esportes e artes. Em nenhum momento, as crianças terão acesso a armamentos ou atividades relacionadas ao exercício policial.

A intenção é melhorar o desempenho escolar dos estudantes, realizando um acompanhamento por meio de profissionais capacitados, de modo a auxiliar na formação de cidadãos pensantes e com consciência cívica. Outro ponto a ser destacado é a aproximação das crianças e seus responsáveis com a comunidade da Polícia Civil.

Durante o curso, que deve durar um ano, os alunos receberão lanche e terão acompanhamento pedagógico. Os participantes não terão qualquer custo para ingressar no programa. As aulas serão ministradas no ambiente da Academia de Polícia Civil, no período matutino.