Escrivã da DPCA apresenta tese de doutorado em psicologia na PUC

775
WhatsApp Image 2017-09-12 at 18.26.11
Foto: arquivo pessoal (Viviane Teles).

A escrivã Viviane Teles Ribeiro Pina, lotada na DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente), apresentou nesta semana sua tese de doutorado em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O estudo desenvolvido teve como tema “análise funcional do comportamento verbal nos crimes de estupro de vulnerável: perícia psicológica no início da persecução penal”.

Viviane explicou que o trabalho será muito útil para investigadores que lidam com casos que envolvem violência sexual contra menores: “Estabelecemos uma espécie de protocolo que vai ajudar bastante a Polícia Civil. É um tipo de questionário que vai dar detalhes importantes para a confecção de exames psicológicos”, comentou.

A pesquisadora explicou ainda que as situações envolvendo estupro de vulnerável são muito sensíveis, especialmente quando as vítimas são crianças, e que a obtenção de informações junto às vítimas é facilitada quando se atua com técnica: “Muitos policiais não sabem a melhor maneira de criar essa aproximação com a vítima. Por isso, a ferramenta que buscamos implementar com esse estudo vai facilitar para que o investigador obtenha o máximo possível de informações”.