Formosa: Balanço da Deam mostra IP’s remetidos e ações de enfrentamento à violência

526
Equipe Deam: agente Rafael, escrivã Arllena, delegada Fernanda, escrivã Andreia e agente Washington (foto: site Entorno Urgente).
Equipe Deam: agente Rafael, escrivã Arllena, delegada Fernanda, escrivã Andreia e agente Washington (foto: site
Entorno Urgente).

A ideia de que abusos, agressões e desrespeito contra a mulher não se combate apenas com medidas estritamente policiais levou a delegada Fernanda Lima a buscar ações de valorização, apoio e orientação às vítimas destes tipos de violência.

Titular da DEAM (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) e da DPCA (Delegacia de Proteção à criança e ao Adolescente) de Formosa, Fernanda apresentou um balanço das ações desenvolvidas pelas duas unidades policiais no ano de 2016 e comentou acerca das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar organizadas pela Polícia Civil no município.

Durante o ano passado foram instaurados 550 inquéritos policiais, relacionados a denúncias de crimes contra mulheres, crianças e adolescentes. No mesmo período, DEAM e DPCA remeteram ao Poder Judiciário 800 inquéritos concluídos, reduzindo sensivelmente o passivo das delegacias. Também foram cumpridos dez mandados de prisão ao longo do ano.

Além dos procedimentos investigatórios, servidores da DEAM concentraram esforços em viabilizar e organizar importantes ações voltadas ao enfrentamento à violência contra a mulher: “Em março nós tivemos a Semana da Cidadania e Valorização da Mulher; em julho, a intervenção durante a Exposição Agropecuária de Formosa e, ainda, o lançamento do grupo de apoio psicológico ‘Mulheres em Ação’; e, em outurbo, o projeto ‘OAB por elas’, voltado à orientação jurídica”, comentou a delegada.

De acordo com Fernanda Lima, o objetivo das atividades promovidas pela DEAM é promover o debate, a reflexão, o acesso a direitos e a conscientização de toda sociedade no combate à violência e a promoção de uma cultura de paz. A delegada ressaltou que os números significativos alcançados pela DEAM e pela DPCA refletem um trabalho em equipe. Ela parabenizou os agentes Rafael e Washington, as escrivães Arllena Muniz, Andréia Nunes e Cristina Balbino e a psicóloga Iesca pelos serviços desempenhados nas especializadas.

Fernanda também frisou que pretende dar continuidade às ações neste novo ano: “Em 2017 contaremos com o apoio da comunidade, órgãos públicos e privados e nos comprometemos a contribuir a cada dia com a promoção do bem comum, a prestação de um serviço de qualidade à população de Formosa e a busca da verdade e da Justiça”, finalizou.