GIH de Formosa fecha ano com índice de 81,3% em resolução de homicídios

493

WhatsApp Image 2016-12-22 at 12.40.15O Grupo de Investigação de Homicídios de Formosa concluiu 48 inquéritos de crimes contra a vida consumados (homicídios dolosos, culposos e feminicídios) no ano de 2016. Neste mesmo período foram instaurados 59 inquéritos policiais pelos mesmos crimes, o que aponta um índice de resolução de mais de oitenta por cento.

Os número são tão expressivos que superam índices de países mais desenvolvidos como Estados Unidos (65%) e equiparam-se a outros locais, como o Reino Unido, onde há resolução de aproximadamente 85% dos crimes contra a vida. “A diferença é que a cidade de Londres, por exemplo, tem mais de um milhão de câmeras de segurança em funcionamento, fato que colabora imensamente com as investigações”, compara o delegado Vytautas Zumas, chefe do GIH.

Zumas explicou que, comparando as cifras atuais com os números do ano passado, o índice de resolução aumentou em 300%, demonstrando que a especialização em investigações de crimes contra a vida é o caminho para o sucesso.

Casos de repercussão:

O delegado Vytautas Zumas comentou que o ano de 2016 foi marcado por acontecimentos que chocaram a população formosense, com destaque para alguns casos. “Houve uma situação em que um casal foi indiciado pelo homicídio culposo da própria filha de três anos de idade, que foi deixada sem supervisão adulta em uma residência iluminada por velas, sendo que o local incendiou-se e a menina não resistiu às queimaduras”.

Outro caso que ganhou as manchetes locais foi um feminicídio ocorrido em maio, em que a vítima teria sido queimada pelo próprio companheiro e falecido por complicações renais decorrentes de infecção nas feridas não tratadas a tempo.

Zumas relembrou, ainda, o homicídio de um garoto por três indivíduos que o espancaram até a morte, enrolaram seu corpo em um tapete e atearam fogo para impedir seu reconhecimento. “Esses três casos chocantes foram prontamente solucionados pelos policiais do grupo”, destacou.