Globo Rural destaca atuação da PCGO no combate a crimes rurais

436

WhatsApp Image 2017-08-21 at 08.40.46Quedas consideráveis nos índices de furtos de semoventes, agrotóxicos e máquinas agrícolas levaram o GRCRD (Grupo de Repressão a Crimes Rurais e de Divisas) a ser noticiado com destaque no programa Globo Rural, da Rede Globo, no último domingo (20/08). A matéria veiculada no noticiário matutino tratou da atuação de quadrilhas de abigeato e frisou que em Goiás, “uma polícia especializada no combate aos crimes do campo está fazendo a diferença”.

Após destacar problemas ocorridos em Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o jornalístico global mostrou a redução das cifras criminais no campo em Goiás. Ao frisar a existência da Especializada, que é chefiada pelo delegado Alzemiro José dos Santos, a jornalista afirma que ela “afugentou as quadrilhas que atacam o gado e reduziu o número de furtos de animais em mais de 60% nos 246 municípios do estado”.

De fato, os últimos números do GRCRD apontam para reduções significativas nos principais indicadores de delitos na zona rural. No comparativo dos seis primeiros meses de 2016 com o mesmo período de 2017 a redução nos casos de roubos e furtos de máquinas agrícolas foi, respectivamente, de 63% e 29%. O furto de agrotóxicos também teve redução de 63% e o furto de semoventes caiu 61%.

Desde o ano passado, o GRCRD prendeu quarenta acusados de roubos e furtos no campo. De acordo com o delegado Glaydson Costa Carvalho, as prisões trazem alívio aos pecuaristas: “A gente tem conseguido a decretação da prisão preventiva da maioria dos criminosos investigados e eles têm ficado presos. Isso traz um alívio para aquela região ali onde eles costumam atuar”, afirma.