Foi inaugurada em Goianésia nesta quarta-feira (30/03) a Sala de Monitoramento do Projeto Cidade Digital. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, entre elas o secretário de Segurança Pública, José Eliton, o delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio dos Santos, o delegado titular da 15ª DRP, Marco Antônio Maia Júnior e o prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura.
O projeto inclui câmeras de vigilância em pontos estratégicos da cidade interligando vários órgãos públicos municipais e estaduais para garantir maior oferta de serviços à comunidade. O monitoramento deverá inibir ações criminosas e facilitará a elucidação de crimes e será feito online a partir de dois pontos: a prefeitura e a Delegacia Regional da Polícia Civil de Goianésia. Na prefeitura será instalada a central de gravação. A sala de monitoramento na DRP funcionará ininterruptamente, com a presença de policiais civis e militares e também com apoio de servidores do Executivo municipal.
Na primeira etapa do projeto, foram instaladas 20 câmeras ao longo da Avenida Goiás, um dos principais eixos da cidade, e em pontos específicos de grande fluxo de pessoas, aproveitando a logística já existente de rede de fibra ótica. Ao todo serão implantados 55 aparelhos para melhorar o monitoramento. O secretário José Eliton destacou que em áreas monitoradas na Capital e em outros municípios, houve queda significativa no índice de criminalidade, especialmente nos crimes patrimoniais.
Segundo o delegado regional de Goianésia, Marco Antônio Maia Junior, esse sistema atuará de forma preventiva e possibilitará diminuição dos índices criminais. “Além disso, estaremos com mais recursos para possíveis investigações. É uma alta tecnologia que vai potencializar os serviços da PM e da Polícia Civil”, afirmou, acrescentando que o maior beneficiado com essa parceria será a população.