Histórias de Mulheres: Conheça a Agente de Polícia Ieda Martins, atualmente lotada na DENARC

404

Acredito no sucesso aliado ao esforço, sendo que a dedicação deve ser onipresente dentro de mim, para que eu possa conseguir desempenhar meu papel de ser mãe, esposa, filha, profissional, ser leal com os colegas e, principalmente, com Deus devendo zelar sempre por minhas conquistas

Nasci em Morrinhos. Sou casada e mãe de três lindos filhos. Sou formada pela Universidade Católica de Católica de Goiás em Serviço Social. Antesde ingressar nos quadros da Polícia Civil, fui jogadora de vôlei. Em 2005, iniciei minha carreira na instituição, através de aprovação em concurso. Trabalheina Delegacia de Nerópolis e no 2ºDP de Aparecida de Goiânia no período de 2005 a2007. Há quatro anos trabalho na Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos. Sempre soube das dificuldades da profissão, como tudo na vida, mas vejo que tenho mais conquistas e glórias do que descontentamentos.

 Sou apaixonada pelo que faço, pois nesta profissão nenhum dia é igual ao outro. É muita adrenalina,  são muitas surpresas. No início da minha jornada como Agente de Polícia sentia o peso da arma, não só no sentido literal, mas no fato que em si representava, já que antes não tinha o hábito de andar armada e muito menos atirar. Sinto que a responsabilidade é grande, requer cuidados especiais, já que tenho filhos e tenho que portar arma 24 horas.

 A minha vida estava voltada para o esporte. Cheguei a ser Campeã de Vôlei em Goiás, São Paulo e na Seleção Brasileira. Não vinculava nada a realidade da violência. E é lógico, como toda mulher, senti o peso do gênero na função. Muitas vezes fui preterida em operações policiais, mas à medida que fui mostrando o meu trabalho, com persistência e compromisso, fui adquirindo o respeito e sendo reconhecida. Hoje,  percebo que o convívio entre os colegas é natural e todas confiamem mim. Infelizmente, como nem tudo são flores, uma situação que ainda me constrange é o fato de lidar com prisões de traficantes, muitas vezes se tratando de pessoas conhecidas.